Audi anuncia TT a diesel

                                             Por Thiago Vinholes

Cada vez mais a Audi vem aumentando a oferta de motores a diesel em sua linha. O modelo da vez é o TT, que agora passa a contar com uma versão de motorização 2.0 TDI de 172 cavalos de potência e 35,70 kgfm de torque. A novidade será apresentada nesta próxima semana, no Salão de Genebra, que inicia suas atividades no dia seis.

Tal como o modelo movido à gasolina, o TT TDI será oferecido nas versões cupê e roadster. No entanto, apesar de compartilharem o mesmo propulsor, o desempenho varia de uma versão para a outra. Enquanto o cupê acelera de 0 – 100 km/h em 7,5 segundos o modelo sem capota é um milésimo mais lento. O TT Cupê também leva vantagem no quesito velocidade máxima, podendo, segundo a Audi, alcançar 226 km/h ante 223 km/h do Roadster. A montadora ainda garante que o carro emite 145g de CO2 por quilômetro percorrido, respeitando as normas de emissões Euro 5.

O Audi TT a diesel terá somente a opção de transmissão manual de seis velocidades. O carro ainda contará com rodas de alumínio de 16 polegadas, tração integral Quattro e sistema de amortecimento com pulsos elétricos controlados por eletroímãs no lugar de válvulas mecânicas.

Motores a diesel

Desde 1989 a Audi vem apostando boa parte de suas fichas no desenvolvimento de motores a diesel de alto desempenho e baixas emissões de poluentes. Boa parte deste sucesso pode ser conferido com o desempenho do R10, que nos últimos dois anos vem mostrando a força do combustível alternativo no Le Mans Series. Outro exemplo dos anos de pesquisa neste tipo de motor é o R8 a diesel, apresentado ainda fase conceitual no último Salão de Detroit, e que em breve deve ser lançado no mercado europeu.

Fonte: Auto Esporte