Audi apresenta os novos S4 e S4 Avant


Versão esportiva do A4 chega com motor mais potente e econômico

A cada nova geração de seus modelos, a Audi, como é tradição, tem mostrado versões esportivas cada vez mais nervosas, por assim dizer. O interessante, dessa vez, é que o novo S4, assim como sua versão perua, o S4 Avant, foram projetados para entregar uma performance ainda maior do que seus antecessores e reduzir 27% o consumo de combustível.

Tendo isso em vista, os novos esportivos da Audi são equipados com o motor 3.0 l V6 TFSI que desenvolve 333 cv de potência e 44,86 kgfm de torque disponíveis entre 2 900 e 5 300 rpm. Apesar dos números vultuosos, o consumo médio de combustível, de acordo com dados da Audi, fica em 10,3 km/l para o sedã e 10,1 km/l para a station wagon, o que também significa menos poluentes na atmosfera.

Dentre os responsáveis por esse avanço tecnológico, encontram-se a injeção estratificada de combustível (FSI) que conduz a gasolina nas câmaras de combustão com uma pressão de 150 bar, tornando a queima mais eficiente, e o turbocompressor de última geração, capaz de executar até 23 000 rotações por minuto. Segundo a fabricante, os novos S4 são capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 5s1 e têm a velocidade máxima limitada em 250 km/h. Para mantê-lo sempre na direção certa, eles contam com a tração integral quattro e vêm, de série, com o câmbio manual de 6 marchas.

Na Europa, o sedã S4 terá preço sugerido de 50 950 euros (cerca de R$ 140 000) e o S4 Avant será tabelado em 52 600 euros (aproximadamente R$ 145 000). Dentre os principais itens de série, estão as rodas de liga leve de 18”, suspensão esportiva, faróis xenon com lanternas em led e o Audi Parking System. Opcionalmente, é possível adquirir o câmbio de 7 marchas e dupla embreagem S tronic, teto solar panorâmico (disponível somente para o S4 Avant), rodas de liga leve 19”, além do sistema Drive Select, que permite controlar uma série de ajustes do veículo.

César Tizo
Fotos: divulgação

Fonte: Terra Carro online