Audi desenvolve sistema que elimina o ticket de estacionamento

Em fase de testes, estará disponível até final do ano

REDAÇÃO AB

A Audi promete colocar ainda este ano uma nova tecnologia a disposição de seus consumidores. Trata-se de um sistema que realiza o pagamento do estacionamento, seja de um supermercado, de um shopping ou de outro estabelecimento, através de internet sem fio, que pode ser conectada diretamente do celular. Uma vez com o estacionamento pago, as catracas são liberadas automaticamente ao passar com o veículo, sem a necessidade de entregar o ticket.

Cerca de 13 mil motoristas participam do projeto piloto em Ingolstadt, na Alemanha. Este é o primeiro passo para a possível integração total do serviço para os proprietários de Audi no futuro. O objetivo a longo prazo, informa em nota a fabricante de veículos, é fazer com que o serviço de pagamento de popularize como já acontecem com outros que utilizam a Internet, como o Google Earth e Google Street View, acessados de dentro de veículos da marca.

Durante a fase de testes, cada carro se comunicará com as cancelas dos estacionamentos através de um identificador de radiofrequência individual, cujo número é inserido em um portal on-line por cada motorista para se registrar para o serviço. O aparelho que realiza a ligação com cada carro é montado no interior do para-brisas semelhante ao sistema Sem Parar, já disponível no Brasil.

No caso dos veículos em testes em Ingolstadt, a agência de desenvolvimento econômico da cidade é que tem operado os nove parques de estacionamento e garagens subterrâneas, com um total de 6,2 mil vagas e 21 entradas e saídas. Os participantes do estudo receberão uma fatura mensal da agência detalhando todos os valores gastos com estacionamento. O montante, então, é debitado da conta do usuário.

Todos os funcionários da Audi AG que alugarem um carro novo nos próximos meses poderá participar da fase de testes.

Fonte: Automotive Business