Audi lança versão do A8 com blindagem de fábrica

Blindagem é feita na própria fábrica         A Audi está lançando uma versão blindada do sedã A8 L. O modelo, com chassi alongado para maior conforto dos passageiros, é equipado com motor W12, com 500 cv, e conta com todos os itens de conforto e segurança veicular da versão normal, que foi testada por Autoestrada no ano passado.
A versão alongada do Audi A8 mede 5,27 metros de comprimento. As alterações necessárias para transformar o carro em quase um tanque de guerra são feitas artesanalmente numa área exclusiva da fábrica, sob estritas regras de segurança, já que o nível de proteção e outros detalhes podem variar de unidade para unidade.

A montagem parte de um chassi de alumínio modificado especialmente para receber a blindagem e exige cerca de 450 horas de trabalho. Após esta etapa, o carro retorna à fábrica para receber o acabamento final.

Materiais de reforço – A blindagem padrão do A8 L Security é de classe VR 7, resistindo a tiros com armas militares da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Dependendo de onde irá circular, porém, o carro pode receber proteção mais reforçada ainda, classes VR 9 ou VR 10.

Os materiais empregados incluem aço balístico moldado a quente, tecido de aramida, cerâmica, ligas especiais de alumínio e vidro multicamadas. A blindagem interior pesa aproximadamente 750 kg.

As soleiras das portas têm componentes em aço, garantindo proteção contra explosivos, que também é proporcionada pelo assoalho do carro, de uma nova liga de alumínio. Na versão básica, o carro resiste sem problemas à explosão de uma granada. Testes com cargas explosivas maiores não causaram “ferimentos” aos dummies, bonecos usados para simular passageiros.

Uma variedade de opções é oferecida aos compradores do A8 L Security, como um sistema de escape de emergência que, quando acionado, destaca as portas da carroceria, possibilitando que sejam removidas com um simples empurrão. Outros dispositivos incluem sistema de combate a incêndios, máscaras antigases e aparelhos de comunicação.

JM

Fonte: Auto Estrada