Audi: produção no Brasil pode ser encerrada definitivamente

Audi: produção no Brasil pode ser encerrada definitivamente

Fonte / Noticias Automotivas

A Audi pode encerrar definitivamente a produção de veículos no Brasil e o fato não está relacionado com a queda nas vendas, em decorrência de pandemia ou crise no mercado automotivo.

O motivo é que o governo federal deve dinheiro ao fabricante alemão. A Audi alega que possui uma dívida pendente em créditos tributários acordados com Brasília no programa Inovar-Auto, que foi vigente entre 2012 e 2017.

Nesse caso, por ter cumprido as metas exigidas pelo governo, a Audi teria direito aos créditos devidos, que totalizam R$ 290,7 milhões que Brasília deve não só para a marca, mas igualmente para BMW e Mercedes-Benz.

Há um ano, o atual governo concordou em pagar a dívida ao longo de dez anos, aceito pela Audi, porém, de lá para cá, o Ministério da Economia não falou mais sobre o assunto.

Para a Audi, a simples decisão do governo em iniciar os pagamentos é suficiente para que a filial negocie um novo investimento com a matriz alemã. Sem o cumprimento de uma promessa governamental, ficaria difícil a empresa convencer o conselho de Ingolstadt a liberar recursos para produção de um novo carro no Brasil.

Audi: produção no Brasil pode ser encerrada definitivamente

Esse novo projeto precisará de um grande investimento na fábrica de São José dos Pinhais-PR para ser executado e a filial acredita que é necessário ter esse produto aqui.

Anteriormente tendo feito o hatch médio A3 em sua primeira geração, a Audi voltou com o Audi A3 Sedan, que é de terceira geração e ainda está em produção no Paraná. Contudo, sua produção será descontinuada em dezembro. A marca pretende ficar um ano avaliando investimentos no país, enquanto a linha fica parada.

Não se sabe ainda qual será o produto a ser feito aqui, mas poderia ser a segunda geração do Audi Q3, que é importada atualmente. A anterior também foi produzida no sul do país. Outra aposta seria a próxima geração do Q2, embora o atual tenha recebido atualização de meia vida recentemente.