Audi Q3 2016 recebe versões 1.4 turbo

 Opção parte de R$ 127.190 e poderá responder por 50% das vendas do SUV
MÁRIO CURCIO, AB
Menor utilitário esportivo da Audi, o Q3 tem como grande novidade na linha 2016 a chegada do motor 1.4 TFSI, com turbo, injeção direta de gasolina e 150 cavalos. O lançamento vem em duas versões, Attraction, de R$ 127.190, e Ambiente, de R$ 144.190. “As opções 1.4 deverão responder por 40% a 50% do mix de vendas do Q3”, estima o gerente de marketing de produto, Gerold Pillekamp. O executivo recorda que o preço inicial ficou 10% mais baixo que o da linha 2015. O câmbio utilizado é o S-tronic com seis velocidades e aletas para trocas de marcha atrás do volante. Os Q3 1.4 têm tração dianteira. Start-Stop, faróis bixênon e sensores de chuva e luminosidade são itens de série em todos os carros, assim como os sensores de estacionamento traseiros. A Audi manteve as versões 2.0 do Q3, sempre equipadas com tração integral Quattro. Os preços estão entre R$ 145.190 e R$ 190.190. A opção menos potente desse propulsor passou de 170 cv para 180 cv. E a de 211 cv rende agora 220 cv. O Q3 vendido no Brasil é fabricado em Martorell, na Espanha. De janeiro a junho teve 2.065 unidades emplacadas. Ficou à frente dos rivais Mercedes-Benz GLA 1.880 carros e do BMW X1 1.602 unidades, mas atrás do Range Rover Evoque 2.380, um carro maior e com preço inicial próximo a R$ 200 mil. Pillekamp não faz projeções para o Q3 até o fim do ano. Diz apenas que a empresa pretende emplacar 15 mil unidades em 2015 na soma de todos os modelos, o que resultará em crescimento de 20,1% sobre 2014. No primeiro semestre a fabricante registrou alta mais expressiva que isso, 27,3%.O menor utilitário esportivo da Audi começa a ser montado no Brasil no primeiro semestre de 2016 em São José dos Pinhais PR, onde dividirá o teto da fábrica com os Volkswagen Fox, Golf e o Audi A3 sedã, que começa a ser produzido ali em setembro de 2015. REESTILIZAÇÃO LEVEA Audi fez algumas mudanças discretas no carro. A grade dianteira, o conjunto óptico e o para-choque são novos. Os faróis principais são do tipo bixênon desde a versão mais em conta e incorporaram as luzes de neblina que ficavam na base do para-choque. “Conseguimos manter a eficiência da iluminação com redução de custo”, afirma o consultor técnico da montadora, Lothar Werninghaus, referindo-se às peças que antes eram instaladas na parte inferior do para-choque elementos de iluminação e chicotes elétricos. Para-choque traseiro agora tem elementos refletivos olhos de gato mais longos. Audi mudou detalhes de acabamento no painel. Motor 1.4 TFSI usa apenas gasolina e produz 150 cavalosA mudança traseira também foi tímida. O elemento refletivo olho de gato se estende agora até a lateral. A iluminação da lanterna traseira foi alterada e as saídas de escape agora são cromadas. Por dentro a Audi mudou detalhes no acabamento do painel e o porta-malas agora tem um tampão retrátil em vez da peça rígida. A capacidade do compartimento é para 460 litros em todas as versões. O Q3 1.4 turbo acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge velocidade máxima de 204 km/h. Entre os equipamentos do 1.4 Ambiente a Audi destaca o teto solar panorâmico, as rodas de 18 polegadas, a abertura elétrica do porta-malas e o ar-condicionado digital com duas zonas distintas de temperatura. Os Q3 2.0 de 180 cv vão de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e atingem 217 km/h. A versão 2.0 Ambiente é equipada com o Audi Drive , um recurso que permite a escolha de quatro diferentes modos de condução, com opções esportiva, para conforto, economia ou automática. A versão 2.0 Ambition, de 220 cv, vai da imobilidade aos 100 km/h em 6,4 s e alcança os 233 km/h. Todos os Q3 2.0 de 180 cv ou 220 cv são equipados com câmbio S-tronic de sete velocidades. A Audi oferece como opcionais à linha Q3 um sistema de navegação tridimensional em tela colorida de sete polegada
Fonte: Automotive Business