Audi Sport Quattro promete antecipar cupê de produção

Modelo pode ser lançado no próximo ano; carro acelera de 0 a 100km/h em 3,7s

A Audi confirmou os rumores e apresentou outro conceito inspirado no clássico que “originou” a fama da tração Quattro. Trata-se do Sport Quattro, uma evolução do Quattro Concept exposto no Salão de Paris do 2010. O modelo adota soluções visuais atuais e também antecipa as próximas a serem utilizadas pela marca. ao que tudo indica, ele enfim dará origem a um cupê de produção.

Para avaliar o Sport Quattro, é preciso esquecer um pouco o primeiro conceito. A proposta é parecida, com a carroceria cupê e motorização de alto rendimento. No entanto, o estilo é diferenciado, abandonando um pouco os toques retrôs. Não faltam os faróis compostos apenas por LED, a grade hexagonal e enormes tomadas de ar. Há ombros largos na parte posterior e janelas traseiras aos moldes do A5. Atrás, o corte remete aos hatches, mas tem a esportividade dos cupês, ainda que perdendo o aerofólio. Colunas e retrovisores são os do “original”.

O interior também é uma evolução do conceito de 2010. O habitáculo é típico dos conceitos, distante das linhas de produção. No entanto, o design em geral ainda pode ser adaptado ao mercado, incluindo os botões do volante.

Enquanto o Quattro utilizada o 2.5 de cinco cilindros, este adota o 4,0 V8 biturbo de 560 cv e 71,4 kgfm. Ele é auxiliado por um motor elétrico, que eleva a energia total a 700 cv e 81,6 kgfm ele, sozinho, dispõe de 40,8 kgfm. A Audi fala em autonomia de até 50 km usando apenas eletricidade. A aceleração de 0 a 100 km/h fica em 3,7 segundos, com máxima de 305 km/h, um bom rendimento para um veículo de 1.850 kg.

Texto: Matheus Q. Pera

Fonte: Auto Diario