Aumenta a procura por leasing na compra do carro zero

Juros menores e isenção de IOF tornaram leasing opção mais atraente ao consumidor.
Operação representou 30% dos negócios financiados pelas montadoras em 2007

Priscila Dal Poggetto

Do G1, em São Paulo

Taxas de juros menores e isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) têm feito do leasing a opção mais vantajosa para aqueles que querem comprar um carro hoje. De acordo com o presidente da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), Luiz Montenegro, a vantagem do leasing diante do CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é reforçada pela cultura do brasileiro que já não enxerga mais o arrendamento mercantil como um negócio de risco.

No leasing financeiro, o proprietário (empresa de arrendamento mercantil) de um bem cede a terceiro (cliente) o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação. Ao final do contrato, o cliente pode comprar o bem — no caso, o carro —, renovar o contrato por um novo prazo ou devolver o bem à empresa de arrendamento.

“O leasing tem crescido pelo IOF atenuante e por conta de não ser mais aquela operação temida pelo consumidor, porque o carro não ficava no nome dele. Hoje o brasileiro pensa nas vantagens sobre o CDC”, explica Montenegro.

Segundo levantamento da Anef, do total de veículos comercializados em 2007 pelas financeiras das montadoras, 72% foi a prazo: 38% financiados por CDC e 30% por meio de leasing. Para Montenegro, a tendência é que o leasing ganhe mais espaço.

O dia-a-dia nas concessionárias a migração. Segundo Alexandre Vence, gerente de vendas da Savol Veículos, em Santo André, 75% dos financiamentos de carros na loja são feitos por meio de arrendamento mercantil. “O leasing está mais atrativo”, observa o gerente.

Outro fator que tem estimulado os negócios por arrendamento mercantil é a diversidade de ofertas das empresas que trabalham com leasing. “Os conglomerados oferecem mais operações de leasing do que o CDC”, comenta Luiz Montenegro.

Apesar do momento positivo para o arrendamento mercantil, antes de fechar um negócio o consumidor deve calcular o financiamento pelas duas opções e pesquisar preços em diversas concessionárias, já que as taxas podem variar bastante. Também deve estar atento ao número de parcelas e o comprometimento da rendam, que não deve passar de 30%.

Leasing operacional

O leasing operacional é aquele que pressupõe ao final do contrato que o bem será devolvido. Assim, uma prática comum em países como os Estados Unidos é a compra de um veículo por leasing operacional e, antes de terminar o prazo, o carro é trocado e o contrato refeito. A operação é similar a um aluguel.

O presidente da Anef explica que há empresas que já oferecem esta modalidade no Brasil, para estudar o mercado nacional. Entretanto, este tipo de arrendamento só funciona em países com taxa de juros baixa e economia e mercado de veículos usados estáveis.

“Se o Brasil passar ileso por essa turbulência internacional ou com o mínimo de efeito ruim, acho que haverá um futuro promissor para o leasing operacional aqui. Como banco, consideramos isso muito bem-vindo no mercado nacional, porque estabelece uma nova opção de venda”, afirma Montenegro.

Fonte: G1 Globo Online