Aumento na venda de carros pressiona cadeia produtiva

PAULO DE ARAUJO
Colabaração para a Folha de S.Paulo

O crescimento da indústria automotiva além das projeções tem obrigado os fornecedores das montadoras a produzir sob estresse.

Baixa capacidade ociosa, trabalho em três turnos sete dias por semana e certa tensão com os fabricantes de veículos são situações vividas com freqüência na cadeia produtiva, segundo relatos de fornecedores de peças.

“Estamos no limite da capacidade, ninguém esperava um boom como esse. É claro que o crescimento é sempre um bom problema, mas já está ficando estressante”, afirma Sergio Pin, vice-presidente comercial da Schaeffler Group, que fornece rolamentos, componentes de motores e embreagem para a indústria automotiva.

Na semana passada, a Anfavea (associação das montadoras) revisou suas projeções para 2008. Agora, a indústria espera produzir 3,42 milhões de autoveículos (automóveis, caminhões e ônibus), com crescimento de 15% em relação aos 2,9 milhões de unidades produzidas em 2007. A projeção anterior dava conta de incremento de 8,9% sobre 2007.

A falha nas previsões e a demanda muito aquecida acabaram por pegar os fornecedores no contrapé. “O país é ruim para fazer previsões. Agora, temos de trabalhar como loucos para realizar as entregas. E ainda temos de explicar para a matriz por que não fizemos mais investimentos”, acrescenta Pin, que participou ontem do seminário “Revisão das Perspectivas 2008”, em São Paulo.

Sob pressão para atender aos pedidos das montadoras, os fornecedores trabalham com capacidade ociosa média de 15%, sendo que 20% é o nível mínimo considerado adequado, conforme informações do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). Setores como vidros, por exemplo, produzem com folga de apenas 5%. Na semana que vem, a entidade deverá apresentar estudo sobre gargalos e investimentos na cadeia.

Para Orlando Jardim, gerente de vendas de serviços da Rio Negro, fornecedora de aço para as montadoras, a cadeia automotiva levou um “susto” por conta do ritmo de crescimento. “Trabalhamos com a linha esticada. Isso gera insatisfação das montadoras e nos faz perder economia de escala.”

O problema é também reconhecido pela Ford. O presidente da montadora para o Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, diz que procura informar seus fornecedores com antecedência sobre as necessidades da empresa. “Mas isso não significa que estejam sobrando peças ou que não possa haver entregas com atraso”, ressalta.

Fonte: Folha Online