Belini será o novo presidente Anfavea

Cledorvino Belini
Não é oficial, mas nos bastidores já se sabe que Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat, assumirá a presidência da Anfavea como sucessor de Jackson Schneider a partir da segunda metade de abril. A informação deverá ser formalizada nos próximos dias.

Pelas regras de sucessão estabelecidas entre os associados é a vez da Fiat indicar o principal executivo para o comando da entidade que representa os fabricantes de veículos. Haverá uma eleição, com chapa única já indicada.

Schneider, que completará três anos no cargo, é vice-presidente de RH, Jurídico e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

Trajetória

Cledorvino Belini tem a carreira profissional associada à indústria automobilística e às empresas do Grupo Fiat. Ele integra o Conselho Executivo do Fiat Group, que representa o nível mais elevado de comando, e conduz as operações da Fiat Automóveis, Iveco, CNH, FPT Powertrain, Magneti Marelli e outras empresas relacionadas na América Latina.

O executivo, que tem especial afinidade com o mercado automotivo brasileiro, trava uma batalha logística de primeiro nível com a Volkswagen pela liderança do ranking de vendas. Ele assumiu o cargo de diretor superintendente da Fiat Automóveis para a América Latina em fevereiro de 2004. Desde fevereiro de 2005 é também presidente da Fiat do Brasil, holding do grupo no país.

Administrador de empresas pela Universidade Mackenzie, com mestrado em finanças pela USP e MBA pelo Insead/FDC , Belini atuou na Magneti Marelli de 1997 a 2004, onde assumiu a posição de CEO em 1999.

De 1987 a 1993 foi diretor de compras da Fiat Automóveis, promovendo a racionalização do parque de fornecedores e a criação de uma base de fornecedores em Minas Gerais (a ´mineirização´), o desenvolvimento da fábrica integrada e a implantação do just in time e do kanban, com redução drástica dos estoques.

A partir de 1994 foi diretor comercial e diretor geral da Fiat Automóveis. Foi o responsável pela introdução do sistema de vendas Mille On Line, campanhas publicitárias e lançamento do Fiat Palio, o carro mundial da Fiat.

Belini atuou também na Fiat Allis (1973 a 1986) e na IRF Matarazzo (1967 a 1973).

Fonte: Automotive Business