
REDAÇÃO AB
O Grupo BMW alcançou lucro líquido de € 3,26 bilhões no primeiro semestre, aumento de 1,2% sobre os ganhos de € 3,22 apurados em igual período do ano passado e um novo recorde em valores. Também houve alta nas vendas globais, de 7,8% na mesma base de comparação, para quase 1,1 milhão de unidades, gerando faturamento 17,6% maior, de € 44,8 bilhões sobre os € 38,1 bilhões verificados há um ano, impulsionada também pelo fator cambial.O EBIT cresceu 7,5% nos seis primeiros meses do ano, para € 5,04 bilhões, ultrapassando a casa dos € 5 bilhões pela primeira vez na história do grupo. “Permanecemos firmemente no caminho certo, alcançando os nossos melhores resultados até agora em termos de volume de vendas, receita e lucro”, disse Harald Krüger, presidente do conselho de administração do Grupo BMW. “Continuamos comprometidos em alcançar uma distribuição equilibrada das vendas mundiais e manter a flexibilidade necessária para reagir adequadamente ao desenvolvimento em mercados individuais.”Por sua vez, o CFO do grupo, Friedrich Eichiner, joga suas fichas na China: “Já há algum tempo, temos chamado a atenção para a normalização do mercado de automóveis chinês. Em médio e longo prazos, no entanto, continuamos completamente convencidos de seu potencial de crescimento, dada a relativamente baixa taxa de propriedade de veículos, infraestrutura bem desenvolvida do país e a forte afinidade da classe média em rápido crescimento quanto às marcas”.A receita da divisão automobilística totalizou € 40,5 bilhões entre janeiro e junho, alta de 15,6% sobre iguais meses de 2014, refletindo o forte volume de vendas e efeitos cambiais favoráveis. A margem EBIT encerrou em 8,9% e, portanto, dentro da meta de 8% a 10% estabelecida pelo grupo para o período. Apesar do bom faturamento, o lucro antes de impostos ficou 10,7% abaixo do verificado no ano passado, ao somar € 3,47 bilhões. Por marcas, as vendas da BMW no 1º semestre cresceram 5,2% no comparativo anual, para 932 mil unidades, com destaque para os modelos X5, X6 e os Séries 2 e 4. A empresa destaca ainda em seu relatório o desempenho da marca BMW i, de elétricos, cujas vendas mais que dobraram de 5,4 mil para 12,5 mil unidades em todo o mundo. A Mini também elevou suas entregas em 25,8% para um novo recorde de 165,9 mil veículos. Os aumentos mais expressivos foram registados para os modelos Mini Hatch de 3 e 5 portas, cujas vendas mais que dobraram, de 47, mil para 107,5 mil unidades. Já a Rolls-Royce registrou queda de 10,1% das entregas, para 1,7 mil unidades no primeiro semestre deste ano. Contudo, este volume representou o segundo maior volume de vendas em um período de seis meses da história da marca. O segmento de motocicletas representado pela divisão BMW Motorrad atingiu seu melhor desempenho em um primeiro semestre em mais de 90 anos de operações, com receita de € 1,18 bilhão, 18,9% maior que a registrada no ano passado. O EBIT melhorou para € 227 milhões, com volume de vendas 10,5% maior, para 78,4 mil unidades. Os serviços financeiros do grupo também ascenderam na primeira metade do ano, com receita 21,6% maior, para € 12,2 milhões, com lucro antes dos impostos em € 10,5 milhão, incremento de 16,6%.“Em 2015 pretendemos alcançar um crescimento sólido e novos valores recordes para o volume de vendas e lucro antes dos impostos”, afirmou Eichiner.
Fonte: Automotive Business