BMW divulga Série 7 ActiveHybrid

BMW ActiveHybrid 7                                                                        Sedã híbrido utilizará sistema start/stop em seu motor V8 biturbo

Márcio Murta

A BMW divulgou nessa terça-feira (15) no Salão de Frankfurt o sistema híbrido que estará disponível no Série 7 2010 para o mercado norte-americano. O motor 4.4 V8 biturbo, que utiliza injeção direta de combustível, trabalha em conjunto com um propulsor elétrico localizado entre o bloco do motor e o conversor de torque. A combinação dos dois, segundo a empresa, deverá entregar um total de 465 cavalos e 71,4 kgfm de torque.

A empresa alemã informou que o sedã de luxo híbrido, chamado ActiveHybrid 7, também contará com câmbio automático de 8 marchas e o sistema start/stop, que desliga o propulsor quando o veículo está parado. Os dispositivos ajudam a reduzir o consumo de combustível em 15% comparado ao 750i. A BMW anunciou um gasto de 11,2 km/l em ciclo misto.

O sistema híbrido e o start/stop contam com uma bateria compacta de 37 cm x 22 cm x 23 cm e 400W de potência. A peça pesa 27 kg e fica instalada no porta-malas. Sua função é manter todos os sistemas que necessitem de energia (como ar-condicionado, som, faróis) quando o motor for desligado para economizar combustível, além de fornecer energia para o motor elétrico, que desenvolve aproximadamente 20 cavalos e 21,4 kgfm de torque.

A empresa também disponibilizará no modelo freios regenerativos, que, nas desacelerações, podem recarregar a bateria, o que retarda a necessidade do funcionamento do motor a combustão para gerar eletricidade. Para acelerar de 0 a 100 km/h, o ActiveHybrid 7 utiliza 4s9, segundo dados da montadora. A emissão de CO2 é de 219 gramas por quilômetro.

O modelo trará rodas de aro 19” e pneus runflat (que podem rodar vazios) nas medidas 245/45 na dianteira e 275/40 na traseira, kit aerodinâmico, além de ar-condicionado com quatro zonas e computador de bordo que fornece informações em tempo real sobre a eficiência dos motores elétricos e a combustão. A garantia da BMW foi estendida para quatro anos ou 50 000 milhas (o equivalente a 80 000 km). O preço sugerido do ActiveHybrid 7 ainda não foi divulgado

Imagens divulgação

Fonte: Terra Carro Online