BMW e Toyota anunciam parceria para desenvolvimento de carros e propulsores


Marcas vão iniciar pesquisas em conjunto; esportivo ecologicamente correto está nos planos

Ontem (28), após comunicar o fim da parceria com a General Motors para desenvolver células de combustível, a BMW revelou que daria detalhes sobre a nova aliança com a Toyota. Agora, a marca bávara confirma o aprofundamento da parceria, voltando esforços a pesquisas neste sentido e avanços em outros temas. A dupla ainda prevê criar um esportivo ecologicamente correto em comum.

No comunicado feito em coletiva, o CEO da gigante alemã, Norbert Reithofer, informou que as empresas assinaram um protocolo de intenções para cooperar em várias áreas. Além das células de combustíveis, destinarão recursos ao “desenvolvimento de um futuro carro esportivo e a sistemas de propulsão elétricos”. O presidente da japonesa, Akio Toyota, endossou as palavras, acrescentando que a busca por materiais leves continuará como foco da dupla.

O acordo da vez beneficia mais a BMW, por aproveitar o know-how da Toyota em termos de híbridos e elétricos. Até então, a parceria era mais interessante aos nipônicos, que recebe modernos motores a diesel para aplicação na Europa, onde estes propulsores são bastante demandados, sem ter de investir alto. Afinal, este tipo de motorização não tem tanta procura em outras localidades, como Japão e Estados Unidos, que são a base do mercado da gigante nipônica.

Texto: Matheus Q. Pera

Fonte: Auto Diário