BMW e VW preparam motores de 3 cilindros

Novidade é a resposta para padrões de emissões cada vez mais rígidos

César Tizo

Com as oscilações no preço dos combustíveis e a pressão de alguns governos, principalmente o Europeu e o norte-americano, para reduzir cada vez mais o nível de emissões dos carros que circulam por seus territórios, a Volkswagen e a BMW trabalham em propulsores tricilíndricos para equipar seus modelos de entrada nos próximos anos.

Segundo Ulrich Hackenberg, engenheiro responsável pelas pesquisas na Volkswagen, a fabricante alemã planeja introduzir uma variação desse novo bloco 3 cilindros no Golf. Também são grandes as chances, para aumentar a potência dos modelos que contarem com o novo motor, que eles utilizem a tecnologia TwinDrive da montadora para carros híbridos gasolina-eletricidade. Hackenberg inclusive cita que esses motores têm “um grande futuro” e são focados para uso em cidades grandes.

Já a revista alemã Auto Motor und Sport, pertencente ao grupo Motorpress Internacional que edita a revista CARRO no Brasil, informa que algumas fontes ligadas à BMW revelaram que a fabricante também prepara um propulsor tricilíndrico para utilizar na próxima geração da Série 1, que deverá ser lançada em 2011.

Esses motores da BMW estão em fase de testes e deverão ter um deslocamento de 1.35 l e desenvolver uma potência entre 120 cv e 180 cv. Nos planos da empresa também se encontra um inédito propulsor 1.8 de 4 cilindros que deverá entregar até 240 cv e substituir algumas unidades 6 cilindros atualmente em linha.
Fonte: Terra Carro Online