BMW revela carro revestido de tecido

Chamado de GINA, o protótipo utiliza uma nova tecnologia de adaptação das formas

A BMW apresentou nesta terça-feira (10) algumas fotos e um vídeo sobre seu inovador projeto chamado de GINA, sigla em inglês para “Geometry and Functions In ‘N’ Adaptions”, ou Geometria e Funções em “N” Adaptações, em uma tradução livre. O próprio nome já esboça a principal característica do modelo: a possibilidade de criar diferentes formas na carroceria por meio de uma subestrutura metálica que é revestida com uma espécie de tecido, ou “pele”, segundo o diretor de design da montadora alemã, Chris Bangle.

Com o GINA, a equipe de engenheiros e projetistas da BMW pretende desenvolver novos materiais, que possibilitem mais liberdade nas formas e novos métodos de construção dos carros, além de outras benesses que podem ser obtidas. Como a carroceria do veículo é maleável, o conceito dispensou alguns elementos encontrados em carros convencionais como o capô, pára-lamas, tampa do porta-malas e painéis das portas, sendo substituídos por novas estruturas que se adaptam àqueles formatos. Até mesmo o encosto dos bancos poderá ser moldado.

Para garantir a integridade estrutural do veículo em caso de acidente, por exemplo, a subestrutura é feita de metal de alta resistência, recebendo, em alguns pontos, uma estrutura de carbono que auxilia na flexibilidade do material. Itens como a rigidez torcional e a dirigibilidade também foram levados em conta para fazer do GINA um veículo tão fácil de dirigir como os veículos atuais. Algumas partes móveis dessa subestrutura podem ser movidas pelo dono do veículo, utilizando comandos eletrohidráulicos, para criar alguns formatos na carroceria a seu gosto.

De acordo com a tradição, a BMW tem por costume revelar futuras tecnologias em ousados veículos conceituais por isso, é bem capaz que, no futuro, teremos alguns carros com a tecnologia mostrada no GINA. Infelizmente, por enquanto, ele continuará apenas um veículo de pesquisas.

Fonte: Terra – Carro online