BMW X6: chegou aqui o sucesso alemão nos EUA

Foto: divulgação
Antônio Fraga

A fábrica chama o modelo de SAV, um veículo para atividades esportivas.

Chega ao Brasil esta semana um grande sucesso nos Estados Unidos, o utilitário da BMW X6, classificado como SAV Cupê (SAV – Veiculo para Atividades Esportivas). Custa R$ 325 mil na versão 6 cilindros, com entrega imediata. A V8, sob encomenda, R$ 390 mil.
Dono de design que mistura SUV e um cupê, não menos esportivo. Mesmo com tamanho avantajado, é elegante e atraente. Na frente, grandes entradas de ar, laterais alongadas e teto baixo, um toque de refinamento. Na traseira, seu maior toque de esportividade. É alta, bonita e com uma enorme e envidraçada tampa. Dentro, conforto para apenas quatro ocupantes.

No volante, comando multifunções, para controlar quase tudo. Há também dois botões para trocar marchas sem tirar as mãos do volante.

O console central tem, além do CD-DVD Player com MP3 e do ar-condicionado digital e independente, enorme botão para acionar todas as funções do computador de bordo.

Tração inteligente – Como nos demais modelos da marca, o X6 tem tecnologia de tração inteligente nas quatro rodas, o xDrive. É o primeiro veículo a oferecer DPC (Dynamic Performance Control ou Controle Dinâmico de Desempenho) para melhorar a estabilidade de trajetória e tração em diversas situações. A distribuição variável da potência é garantida não apenas entre os eixos dianteiro e traseiro, mas também pelo DPC, entre as duas rodas traseiras. Isso mantém a estabilidade mesmo em uma brusca mudança de carga e no caso de rotação excessiva do motor, o “overrun”.

Segundo a engenharia da BMW, a carroceria do novo X6 recebeu especial atenção com a segurança dos ocupantes. Além dos cintos e air bags convencionais, o novo modelo conta com apoios de cabeça dianteiros, ativados em caso de colisão. Eles avançam para diminuir o movimento da cabeça. Para completar, faróis duplos de bi-xenônio incluindo uma função de luz do dia, os faróis de neblina e as luzes de freio em duas fases. O sistema de suspensão tem o Adaptive Drive (amortecedores adaptáveis a cada situação e anticapotagem).

Motores – Apesar do BMW X6 ter pelo menos quatro opções de motorização, duas a gasolina e duas a diesel, sempre com tendências esportivas, para o Brasil virão somente a V6 e a V8. A versão top tem motor V8 a gasolina com Twin Turbo e injeção direta de 4.395 centímetros cúbicos e potência de 407 cv. Mesmo sendo um carro pesado, acelera de 0–100 km/h em 5,4s e a velocidade máxima é de 250km/h limitada eletronicamente. O motor a gasolina de 6 cilindros em linha, 3.0, com Twin Turbo e injeção direta , tem 306 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 6,7s. A máxima, 240 km/h. No porta-malas, 590 litros. O BMW X6 não tem limpador no vidro traseiro. Na estrada, o vento pode limpar, mas na cidade deve atrapalhar muito.

O modelo de 6 cilindros, tem desempenho bom. O câmbio automático de seis velocidades é bem escalonado e as trocas muito rápidas

Fonte: Diário do Comércio