Board da VW mais uma vez no Brasil

Dia 10 de janeiro, o presidente da Assobrav, Dado Guião, esteve reunido com a direção da Volkswagen do Brasil. Ele e o presidente e CEO da Fábrica no Brasil e na Região SAM, Pablo Di Si, além de Stefan Mecha, vice-presidente de Vendas e Marketing para a Região SAM, Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing, Ricardo Casagrande, diretor de Vendas, Alexandre Abelleira, do Desenvolvimento da Rede, e Fábio Rabelo, da área de Digital e Novos Negócios também para a Região SAM, visitaram a concessionária Caraigá, na capital paulista, para saber como anda o projeto piloto Ilha Digital lá instalado. Eles foram recebidos pelos concessionários Gui Mattos e Fernando e pelo superintendente do Grupo, Luiz Antônio Bochio. A visita foi uma prévia do que o Sr. Jürgen Stackmann, vice-presidente mundial de Vendas e Marketing, veria quatro dias depois, 14 de janeiro, durante mais uma de suas visitas ao Brasil. E o que ele viu, gostou. A Ilha Digital no Brasil caminha bem e com tecnologia largamente nacional.

Stackmann esteve no Brasil ainda no dia 23 de janeiro, quando se reuniu novamente com Dado Guião e mais 10 concessionários, pela Fábrica convidados, para discutir o negócio “concessionária de veículos no Brasil” em nível de Board. Lá conversaram também com o novo COO da Companhia, Ralf Brandstatter, executivo elogiado pela imprensa do setor como muito agradável e cheio de energia. De fato, Brandstatter chegou ao Brasil no próprio dia da reunião bem cedinho, teve um sem fim de compromissos, inclusive essa coletiva com jornalistas e encontro com os concessionários brasileiros e voltou para a Alemanha no fim da noite.

No dia 24 passado, quinta-feira, aconteceu a primeira reunião do ano da Diretoria Executiva. Pela manhã, o presidente, os 14 vice-presidentes e os sete coordenadores regionais debateram o planejamento para o ano e as metas pós 2020. À tarde, a Diretoria recebeu a equipe de Gustavo Schmidt – Ricardo Casagrande, Daniel Morroni, Rodrigo Purchio, Alexandre Abelleira e Reginaldo Barossi e deram continuidade à reunião. Entre outros assuntos, falou-se da estratégia de campanha do T-Cross, a ser lançado para a imprensa e a Rede de concessionários, nacionalmente, dia 19 de fevereiro, com previsão de chegada aos show roooms em abril. Segundo Gustavo Schmidt, depois do lançamento, haverá a pré-venda do modelo, com 800 carros fabricados – 400 comfortline, versão 1.4, e 400 highline, versão 1.0.

A estratégia de venda do T-Cross, cujo preço será divulgado dia 19 de fevereiro, durante o evento para os jornalistas, é fazer com que o consumidor dirija o modelo – sem dúvida, um grande diferencial para o fechamento de negócios – e atrair o público feminino, já muito simpático ao T- Cross. Segundo os executivos da Fábrica, a Volkswagen continua sendo uma marca com forte assinatura masculina, o que, segundo eles, precisa ser mudado. Daí a estrela do filme de lançamento do T-Cross, ser a atriz Debora Secco, em atuação, aliás, que tem merecido o aplauso da crítica e do público.

O vice-presidente de Vendas e Marketing da VWB, Gustavo Schmidt, disse ainda que os temas Tarok, a picape que ficará abaixo da Amarok, prevista para daqui a poucos anos e demais novos produtos que farão parte do futuro portfólio da marca, caminham bem, dentro do planejamento da matriz, que prevê para a América do Sul especial atenção. Sobre isso, disse Gustavo: “Na América do Sul, especialmente no Brasil, o padrinho da marca é o Sr. Jürgen Stackmann, o que para nós é muito bom, em termos de diálogo e trabalho a quatro mãos com a Rede de Concessionários.”