Brasil é o emergente com futuro mais promissor, mas há riscos

O termo “Bric” virou mania no meio automotivo. Com a estagnação de vendas na Europa e nos Estados Unidos, o mundo globalizado voltou os olhos para o acrônimo com as iniciais dos países que compõem um grupo de mercados emergentes — Brasil, Rússia, Índia e China — bastante atraentes para os objetivos de lucro das montadoras. O Brasil tem suas armas para travar essa espécie de cabo-de-guerra com os demais países pelos níqueis dos grandes conglomerados multinacionais automobilísticos. Mas também tem sua parcela de vulnerabilidade frente aos rivais.

Os investimentos, aliás, já brilham como cifras nos olhos da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Na última reunião da entidade, que congrega as montadoras instaladas no Brasil, foi anunciado um total de US$ 23 bilhões para o país até 2012. Com isso, o objetivo é aumentar a capacidade instalada por aqui para 6 milhões de unidades nesses próximos quatro anos. Além disso, a meta para 2009 foi revista: de 3,5 milhões para 4 milhões de unidades produzidas.

“Chegaremos a esse número no ano que vem com investimentos, abertura de turnos e ampliação de fábricas. Isso dá fôlego à indústria”, comemora Jackson Schneider, presidente da Anfavea.

Ufanismos à parte, o Brasil leva uma série de vantagens em relação aos demais mercados. A primeira delas é a própria estrutura política e econômica do país. Embora a democracia brasileira ainda seja falha no significado literal da palavra, é apontada como mais “estável” pelos analistas, o que se traduz em tranqüilidade para os tensos investidores internacionais. “É uma democracia, bem constituída, consolidada e com uma economia madura. O Brasil traz menos incertezas no futuro”, defende Julio Gomes de Almeida, consultor do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).

PÓLO EXPORTADOR
A posição geográfica também facilita as coisas. O Brasil serve como uma espécie de pólo exportador de plataformas globais para o mercado latino-americano. “O Brasil é o ponto de partida para a América Latina. Assim, os investimentos não são apenas para um mercado, mas para um grupo de mercados que cada vez mais se beneficia de acordos comerciais”, diz o consultor Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive.

SINAIS DE FORÇA
O plano da Nissan para o Mercosul previa o lançamento de seis modelos até 2009: Sentra, Tiida, X-Trail, Frontier nacional e ainda falta Livina e Grand Livina. O investimento total é na ordem de US$ 150 milhões.
A Fiat quer desembolsar R$ 5 bilhões no Mercosul para aumentar a capacidade instalada para 1 milhão de unidades anuais até 2010.
No primeiro semestre deste ano, a Volkswagen do Brasil vendeu mais veículos – incluem-se aí caminhões – que a matriz européia. Além disso, a filial brasileira da Fiat é a que mais vende da marca italiana, e a GM do Brasil é o terceiro maior mercado da General Motors no mundo.
A Ford anunciou investimento de R$ 600 milhões para ampliar a produção de motores em Taubaté de 280 mil/ano para 500 mil/ano. A Volks vai desembolsar R$ 123 milhões para ampliação da unidade de propulsores em São Carlos, de 1.800 para 2.700 unidades/dia.
A mão-de-obra brasileira é apontada como pouco competitiva em relação a outros países do Bric. No Brasil, especula-se que um metalúrgico custe, em média, R$ 1.600. Na China, um trabalhador recebe o equivalente a R$ 600 mensais e trabalha 60 horas semanais.

“No Mercosul, o papel do Brasil é fundamental por ter um mercado quatro vezes maior do que o mercado da Argentina e contar com uma indústria de autopeças bastante completa. A complementaridade dos dois mercados é um trunfo do Mercosul”, concorda Rodrigo Junqueira, diretor de relações corporativas da PSA Peugeot Citroën do Brasil.

Outros aspectos, porém, preocupam os analistas e especialistas de plantão. Um deles diz respeito à infra-estrutura. Gargalos em diversos setores, falta de mão-de-obra qualificada e poucos investimentos nos últimos anos em diversos modais do país — rodoviário, portuário e ferroviário, por exemplo —
Fonte: UOL Carros