Brasil encerra o semestre como o quinto maior mercado

Estudo da Jato mostra China no primeiro lugar e Toyota como a líder de vendas

REDAÇÃO AB

Com queda de 7,3% nas vendas de carros e comerciais leves, o Brasil encerrou o primeiro semestre deste ano como o quinto maior mercado, segundo levantamento da consultoria Jato Dynamics, realizado com 27 países e divulgado na sexta-feira, 7.

A China, mesmo apenas com os números de carros contabilizados, manteve-se na liderança mundial. Nos primeiros seis meses deste ano, foram vendidos mais de 10 milhões de automóveis no país, volume 18,4% maior em relação ao mesmo período de 2013.

Os Estados Unidos permaneceram em segundo lugar do ranking, com alta de 4,2% nas vendas de leves. O Japão demonstrou recuperação, conseguiu crescimento de 10,7% na comparação anual, e garantiu a terceira colocação. A Alemanha subiu para a quarta posição ao registrar aumento de 2,7%, ultrapassando o Brasil.

Na sexta colocação está a Grã Bretanha, com aumento nas vendas de 11,3% no acumulado até junho em relação ao ano passado. Na sétima e oitava posições aparecem Índia e Rússia, com retração de 4,8% e 7,9%, respectivamente. Nos dois últimos lugares entre os 10 maiores mercados ficaram a França e o Canadá, ambas com resultados positivos de 2,6% na soma dos seis primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado

Fonte: Automotive Business