Brasil está na briga por fábrica de motores da Ford

Estados Unidos, África e México também podem receber o investimento.
Brasil tem 80% de chances de ser escolhido, segundo sindicato dos metalúrgicos

Da Agência Estado

Os reflexos do bom desempenho do mercado automotivo – no primeiro bimestre, as vendas de veículos novos já ultrapassam em mais de 100 mil unidades o volume de igual período de 2007 – poderão trazer para o Brasil uma nova fábrica de motores da Ford.

Na sexta-feira passada, em Taubaté (SP), os trabalhadores da empresa aprovaram, em assembléia, um pacote de medidas para aumentar a competitividade daquela unidade na disputa por esse investimento. A validade do acordo depende ainda de aprovação da matriz da montadora, nos Estados Unidos.

Além de Taubaté – única fábrica da empresa que produz motores leves no Brasil – também disputam o investimento unidades localizadas nos Estados Unidos, na África e no México. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac do Carmo, a unidade brasileira tem 80% de chances de ser a escolhida pela direção da empresa.

“O resultado dessa assembléia e a própria evolução das negociações, que vêm desde dezembro, além da situação econômica do Brasil, são fatores favoráveis para que isso ocorra”, disse Carmo. Segundo ele, não seria bom para o país que a Ford trouxesse motores de fora para dar conta do mercado interno, que está aquecido.

Fonte: G1 Globo Online