Brasil (2,67 milhões de unidades emplacadas) e Rússia (2,92 milhões) avançaram no mesmo ritmo no ano passado, com o mercado interno crescendo 14,2% em relação a 2007.
A China, com 6,49 milhões de unidades comercializadas, obteve aumento de 6,9% diante dos 6,07 milhões de 2007. A Índia, com 1,66 milhão, alcançou taxa de 0,8% em relação ao ano anterior, quando registrou 1,65 milhão de veículos vendidos.
Mercados automotivos 2008
(em unidades)
EUA – 13.221.150
China – 6.492.553
Japão – 5.060.639
Alemanha – 3.318.310
Rússia – 2.923.540
Brasil – 2.670.884
França – 2.510.555
Grã Bretanha – 2.421.256
Itália – 2.381.667
Índia – 1.665.795
Entre os países que amargam resultados negativos, os Estados Unidos encabeçam a lista. Com 13,22 milhões de unidades emplacadas no mercado interno, a queda registrada foi de 18%. Em 2007, os norte-americanos absorveram 16,12 milhões de unidades.
A segunda maior queda foi anotada na Itália: 13%. Em 2008 foram emplacados no mercado italiano 2,38 milhões de veículos contra 2,73 milhões no ano anterior. Na Grã-Bretanha, a redução nas vendas internas significou 11,7% (2,42 milhões contra 2,74 milhões de unidades). No Japão, o 3º maior mercado interno do mundo, a queda foi de 5,2% (5,06 milhões contra 5,33 milhões em 2007). Na Alemanha, 4º maior mercado interno, o recuo foi de 1,7% (3,31 milhões x 3,37 milhões). E, finalmente, na França, de 0,6% (2,51 milhões ante as 2,52 milhões de unidades em 2007).
“Estados Unidos, Grã-Bretanha e Itália amargaram quedas de vendas em seus mercados internos em todos os quatro trimestres de 2008 em relação a iguais períodos de 2007, com destaque especial aos Estados Unidos que, somente no último trimestre do ano passado, viram suas vendas internas caírem, em números absolutos, 1.317.673 de veículos” – avalia Luiz Carlos Augusto, diretor de vendas e marketing da Jato do Brasil.
Fonte: Automotive Business