Brasil: Mercedes-Benz anuncia férias coletivas devido ao coronavírus

Brasil: Mercedes-Benz anuncia férias coletivas devido ao coronavírus

Fontes: UOL , Portal G1 e Noticias Automotivas.

O avanço do novo coronavírus no Brasil começa a afetar a economia. Na tarde desta quarta-feira, 18 de março, a Mercedes-Benz anunciou que irá dar férias coletivas para os seus funcionários a partir de 30 de março (segunda-feira). A montadora alemã concederá 20 dias de folga. A decisão visa conter a disseminação do vírus no país.

A empresa explica que a paralisação nas atividades começará já na próxima quarta. As folgas vão ser debitadas no banco de horas entre 25 e 27 de março (e 20 de abril). O retorno está previsto para 22 de abril, mas a Mercedes demonstrou ciência que essa data pode ser alterada se a situação ficar mais grave.

Além disso, a montadora adiantará a vacinação da gripe para a próxima terça-feira (24). Isso será feito para que os funcionários fiquem tranquilos em casos de sintomas da gripe comum, informou a Mercedes em comunicado.

Brasil: Mercedes-Benz anuncia férias coletivas devido ao coronavírus

No Brasil, a montadora produz carros, ônibus e caminhões. Suas fábricas estão: em São Bernardo do Campo e Iracemápolis, ambas no estado de São Paulo. Também há outra em Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Além da Mercedes, outras fabricantes estão mexendo em suas estruturas por causa da crise do coronavírus. A Chery Caoa demitiu 59 colaboradores e encerrou a produção de motores na fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo. A General Motors seguiu o mesmo caminho da Mercedes e anunciou férias coletivas para todos os trabalhadores a partir de 30/03.

A GM tem fábrica em São José dos Campos, Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul (todas no estado de São Paulo. Há outras unidades em Joinville (Santa Catarina) e Gravataí (Rio Grande do Sul).

Nos próximos dias, a Volkswagen deve anunciar férias coletivas em sua fábrica em Taubaté (SP). Como informamos anteriormente, o Sindicato dos Metalúrgicos disse que a marca pode liberar mais de três mil funcionários. Procurada, a VW não confirmou a liberação dos trabalhadores e disse que monitora a situação.