Brasil passa Rússia e fica em 5º nas vendas


O Brasil superou a Rússia e assumiu o 5º lugar no ranking global de vendas de veículos no primeiro semestre de 2009. Com 1,393 milhão de veículos comercializados, o Brasil também ficou à frente da França, Itália, Inglaterra e Índia, entre vários outros países.

As informações estão na publicação semestral que a Fenabrave divulgou no domingo, 13, durante congresso que a entidade promove em Brasilia de 12 a 14 de setembro para avaliar os cenários do setor de distribuição de veículos.

Os dados são da Jato do Brasil Informações Automotivas e apontam também que os Estados Unidos mantêm a liderança, com 4,799 milhões de unidades, seguidos pela China (4,309 milhões), Japão (2,171 milhões) e Alemanha (2,144 milhões).

Segundo a Jato, a escalada brasileira no ranking é a mais significativa dos últimos anos. No semestre inicial de 2005 o Brasil ocupava a 10ª posição, enquanto entre os cinco primeiros colocados estavam os EUA, Japão, Alemanha, China e Inglaterra.

O relatório da Fenabrave traz informações detalhadas sobre os negócios com veículos no mercado brasileiro, ao lado de análises da MB Associados. Há dados mensais, comparativos com os semestres iniciais dos últimos anos, evoluções por subsegmento e por marca, frota (e idade média) por região brasileira, desempenho do mercado de usados e rentabilidade da indústria automobilística.

Na publicação, disponível para download em www.fenabrave.org.br, também é possível conhecer o crescimento do Produto Interno Bruto, inflação, emprego e renda, crédito pessoal e para veículos e nível de inadimplência.

Fonte: Automotive Business