Brasil retalia carros 1.0 provenientes dos EUA

Jeep Grand Cherokke
Alíquota de importação para esses veículos subirá de 35% para 50%

Thiago Vinholes

Uma antiga disputa entre Brasil e Estados Unidos no campo rural agora reflete no campo automobilístico. Nesta segunda-feira (8) foi divulgada a lista elaborada pelo governo brasileiro com os produtos de retaliação autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC) aos bens de origem norte-americana. A medida é uma forma de equilibrar a sanção imposta nos EUA ao algodão nacional. Entre os itens importados presentes na lista divulgada pelo Diário Oficial na União, estão carros com motor até 1.0, que passam a pagar 50% de imposto.

A medida, que entra em vigor após 30 dias da data do informe da União, porém, praticamente não impõe restrições ao mercado de automóveis no Brasil. Atualmente, são importados dos EUA somente veículos de grande porte com motorização de cilindrada superior a faixa em questão, como os Jeep Cherokee e Wrangler, Chrysler Town&Country e os Mercedes-Benz GL e ML.

A ação também aumenta as alíquotas de importação de metanol (22%), paracetamol (28%), produtos de beleza (36%), leitores de código de barra (22%), fones de ouvido (40%) e óculos de sol (40%). A medida também chama atenção por essa ter sido uma das poucas vezes em que a OMC autorizou uma retaliação cruzada, onde a nação prejudicada pode impor sanções a outro setor fora da disputa.

Fonte: Terra Carro Online