O futuro do powertrain e dos combustíveis para caminhões e ônibus na Europa foi o tema das entrevistas de executivos da indústria de veículos comerciais com jornalistas ontem em Hannover, na abertura à Imprensa do IAA. A jornalista Sonia Morais diz hoje na Gazeta Mercantil que a tecnologia híbrida comandará o futuro da indústria de caminhões na Europa. Em ampla análise no jornal Valor de hoje a jornalista Marli Olmos bate na mesma tecla e escreveu que, enquanto no Brasil ainda se discute o atraso na regulamentação da lei para diminuir o nível de enxofre no diesel, a Europa busca saídas para fazer os caminhões funcionarem sem diesel. Na Alemanha, a indústria já prevê o fim do motor a combustão. Esse alto nível de debates dos europeus sobre o futuro do transporte de cargas e passageiros serve para mostrar o tamanho do abismo entre o desenvolvimento de tecnologias para caminhões e ônibus nos países desenvolvidos e no Brasil. As discussões na apresentação do IAA 2008, em Hannover, ontem, passam longe da polêmica em torno do nível de emissões no Brasil. No caso brasileiro, descuidos jogaram para daqui a dois anos a regulamentação da lei que em janeiro de 2009 reduziria o nível de poluentes dos veículos pesados. Na Europa, que já usa caminhões híbridos, o foco gira em torno do aprimoramento dos motores elétricos, busca de novas tecnologias e o envolvimento do poder público para forçar os transportadores a renovar a frota por produtos econômicos e menos agressivos ao meio ambiente (24 de setembro).
Fonte: Automotive Business
Caminhões terão powertrain híbrido na Europa
Enquanto o Brasil discute Euro 4, no IAA a indústria fala de híbridos