Caoa reúne fornecedores e possíveis parceiros

Empresa propõe condomínio para baixos e médios volumes em Anápolis

REDAÇÃO AB

A Caoa Montadora reuniu em Anápolis GO atuais fornecedores e representantes de potenciais parceiros para o adensamento da cadeia de suprimentos na região de sua fábrica, que fica no distrito agroindustrial da cidade goiana. Além da presença de cerca de 25 empresas, o encontro teve representantes do governo de Goiás, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Anápolis, da consultoria Pieracciani e da área de compras da Caoa Montadora.

Durante o evento foi mostrada a estratégia da localização da empresa e lançada a ideia da instalação de um condomínio industrial para médios e baixos volumes, que possibilitará a implantação de células fabris em lugares estratégicos entre os fabricantes automotivos.

Com as discussões, a Caoa pretende aprimorar processos, mantendo o cumprimento de todas as exigências do Programa Inovar-Auto e o nível de competitividade e qualidade dos modelos fabricados em Anápolis.

O diretor de compras, Ivan Witt, ressaltou que o plano de um condomínio para médio e pequenos volumes é uma necessidade para a maioria das montadoras, uma vez que a quantidade produzida de cada modelo com exceções é decrescente por causa da variada oferta ao mercado. “Nossa nova realidade são mais modelos, de diversas marcas, com volumes de produção menores. Por isso convidamos os fornecedores a propagar essa ideia às demais montadoras para que, juntos, possamos gerar massa crítica em todas as regiões produtoras do País”, explicou o executivo. Ao todo, a unidade de Anápolis já recebeu investimento de R$ 1,8 bilhão de capital próprio da Caoa. Em 2007, com a inauguração da fábrica, a Caoa passou a produzir no Brasil o pequeno caminhão HR. Em 2010, a linha de produção da planta iniciou também a montagem do utilitário esportivo Tucson Flex. A marca ampliou a participação no mercado de caminhões, dando início a fabricação e a venda do comercial leve HD78 em 2011. Em setembro de 2013 inseriu em sua linha o ix35 Flex.

Fonte: Automotive Business