Carro elétrico inglês pode andar um ano com o valor de um tanque de gasolina

Foto divulgação                              Pequeno e não exatamente bonito, o G-Wiz, carro elétrico fabricado na Inglaterra acaba de chegar a uma nova geração. O veículo, que leva duas pessoas e gasta cerca de R$ 2,00 para andar perto de 60 km, passou por mudanças estruturais comandadas pela Lotus Engineering, que aumentaram significativamente sua segurança.Foto divulgação
Feito para andar na cidade, o G-Wiz atinge 80 km/h de velocidade máxima e tem agilidade suficiente para não atrapalhar o trânsito, inclusive em subidas íngremes. Suas baterias são tradicionais, de chumbo-ácido, diferente das caras íon-lítio que equipam os projetos mais modernos de carros elétricos. Elas podem ser carregadas totalmente em 8 horas, numa tomada doméstica (há lugares na Inglaterra onde há pontos de força nos estacionamentos). Para uma carga de 80% são necessários apenas duas horas e meia. O G-Wiz também conta com freios regenerativos que, sempre que são acionados, utilizam parte da energia dissipada para recarregar as baterias.

Enquadrado na Inglaterra e na Comunidade Européia como um quadriciclo, por pesar (sem as baterias) menos de 400 kg, o veículo paga menos impostos, o que permite ao fabricante oferecê-lo por preço baixo. A versão básica custa aproximadamente R$ 36 mil. Praticamente sem exigir manutenção, por ser elétrico e não ter caixa de câmbio, a utilização do G-Wiz para um usuário normal, segundo cálculos da fábrica, custaria por ano pouco mais do que encher um tanque de gasolina num automóvel médio tradicional.

JM

Fonte: Auto Estrada