
Feito para andar na cidade, o G-Wiz atinge 80 km/h de velocidade máxima e tem agilidade suficiente para não atrapalhar o trânsito, inclusive em subidas íngremes. Suas baterias são tradicionais, de chumbo-ácido, diferente das caras íon-lítio que equipam os projetos mais modernos de carros elétricos. Elas podem ser carregadas totalmente em 8 horas, numa tomada doméstica (há lugares na Inglaterra onde há pontos de força nos estacionamentos). Para uma carga de 80% são necessários apenas duas horas e meia. O G-Wiz também conta com freios regenerativos que, sempre que são acionados, utilizam parte da energia dissipada para recarregar as baterias.
Enquadrado na Inglaterra e na Comunidade Européia como um quadriciclo, por pesar (sem as baterias) menos de 400 kg, o veículo paga menos impostos, o que permite ao fabricante oferecê-lo por preço baixo. A versão básica custa aproximadamente R$ 36 mil. Praticamente sem exigir manutenção, por ser elétrico e não ter caixa de câmbio, a utilização do G-Wiz para um usuário normal, segundo cálculos da fábrica, custaria por ano pouco mais do que encher um tanque de gasolina num automóvel médio tradicional.
JM
Fonte: Auto Estrada