Carro movido a hidrogênio líquido pode ser viável

Um tanque criogênico pressurizado, desenvolvido e instalado em veículo híbrido experimental por pesquisadores do laboratório Lawrence Livermore, nos Estados Unidos, consegue manter o hidrogênio líquido por até seis dias, sem qualquer perda do combustível. De acordo com os pesquisadores, os tanques de hidrogênio utilizados nos carros-protótipo movidos com o gás não conseguem mantê-lo armazenado por mais do que dois dias, levantando sérias preocupações sobre seu uso prático – um carro estacionado em casa na sexta-feira, por exemplo, simplesmente estaria sem combustível na segunda. A explicação é que as características da molécula de hidrogênio tornam muito difícil mantê-la presa. Por melhor que seja o cilindro ou o seu revestimento, as moléculas perpassam virtualmente qualquer material, corroendo-o rapidamente. Outro problema é que o menor calor externo faz com que a pressão interna do tanque suba rapidamente, forçando a liberação do hidrogênio como medida de segurança. Estas são algumas das razões pelas quais grande parte da indústria acredita que o armazenamento em tanques pressurizados não será a solução definitiva para os automóveis a hidrogênio do futuro. Mas os engenheiros Vern Switzer e Tim Ross já apresentaram melhorias significativas de armazenamento, com seu tanque de alta pressão sendo capaz de armazenar o hidrogênio a -250º C, com pressão de 350 atmosferas. A pesquisa, por enquanto, envolve somente aspectos técnicos e o custo para se pressurizar o hidrogênio não é um ítem que esteja sendo levado em conta. O veículo híbrido do laboratório percorre mais de 1.000 quilômetros com o hidrogênio de um único tanque, sendo considerado recorde mundial. As informações são da Agência Inovação Tecnológica.

Fonte: AutoZ News