Carro sobe abaixo da inflação

O carro zero ficou 2,62% mais caro no ano passado, conforme pesquisa da Agência AutoInforme, que compara mês a mês o preço oficial com o praticado no mercado, tendo por base a cotação da Molicar. O resultado ficou bem abaixo dos indexadores da inflação. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe fechou 2007 em 4,37%, enquanto o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), medido pela Fundação Getúlio Vargas, ficou em 7,75%.
Os preços acessíveis, além de prazos maiores e dos juros mais baixos, incentivaram as vendas, que baterem todos os recordes da história do setor. Foram emplacados 2,46 milhões de veículos, 27% a mais do que em 2006.

Próximo da tabela – Ainda há distorções nos preços praticados no mercado de carros novos em relação aos sugeridos nas tabelas oficiais, mas nota-se ultimamente uma proximidade cada vez maior entre ambos. Os grandes descontos ou os sobrepreços ficam por conta de carros defasados (no primeiro caso) ou de produção menor do que a procura, o que provoca a especulação. Mas de uma forma geral os carros estão sendo vendidos com base nas tabelas das montadoras.

Estudo da AutoInforme mostra que o desconto, atualmente, está em 4,1%, o índice mais baixo dos últimos anos. Com exceção dos importados da Ferrari, Ssangyong e Mercedes, além dos veículos Agrale, as demais marcas estão comercializando seus produtos com preço abaixo dos de tabela. O maior desconto médio, de 7,7%, é o da Peugeot. O porcentual é de 6,5% no caso da Fiat e de 5,1% nos veículos Ford.

Alguns carros têm descontos de quase 15%, caso da Saveiro Super Surf 1.8 Flex, da Volkswagen. A picape custa oficialmente R$ 38.770, mas pode ser encontrada nas concessionáris por R$ 33 mil. Outra picape, a Ranger XL 3.0 turbodiesel, cabine simples e tração 4×2, tem desconto similar, de 14,8%. Seu preço oficial de tabela é R$ 65.745, mas pode ser adquirida por R$ 56 mil.

Fonte: Diário do Comércio