Carros a gasolina ou diesel poderão ser proibidos na Europa em 2050


Carros de passeio e utilitários leves, movidos a gasolina ou diesel, poderão ser proibidos de circular nos centros de cidades européias por volta de 2050, segundo uma sugestão feita pela Comissão Européia.
A proposta apresentada aos governos da União Européia pelo comissário de transportes da Comissão, Sim Kallas, tem como objetivo ajudar na redução das emissões de carbono do continente e diminuir a dependência do petróleo em até 60 por cento.

A Comissão Européia argumenta que a medida não terá efeito limitador à mobilidade pessoal. O estudo apresentado inclui, também, um plano de transportes públicos radical, em que a maioria dos deslocamentos pessoais de menos de 300 quilômetros seria feito por via ferroviária.

De acordo com Kallas, a crença em que o combate às mudanças climáticas só poderá ser feito através da limitação da mobilidade individual não tem fundamento. Mas ele condiciona a eficiência da luta antipoluição à criação de sistemas de transporte competitivos, capazes de oferecer reais alternativas aos usuários de automóveis.

A EC deseja que pelo menos a metade dos veículos circulando na Europa tenha emissão zero em 2030 e quer banir das cidades carros convencionais, com motores a combustão, até 2050.

Outro objetivo da entidade para 2050 é reduzir para próximo de zero o número de mortes por acidentes rodoviários. A Comissão tem como meta mais imediata cortar o atual número pela metade até 2020.

JM

Fonte: Auto Estrada