Carros farão 33 quilômetros por litro em 2035


O avanço da tecnologia poderá permitir que, daqui a 25 anos, os carros movidos por derivados do petróleo percorram até 33 quilômetros com um litro de combustível. A previsão consta de um estudo desenvolvido na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e aponta para um desempenho energético três vezes superior ao atingido em média atualmente.
De acordo com a pesquisa, a diminuição vai acontecer através do desenvolvimento e adoção generalizada de itens como injeção direta de combustível, turbocompressores, sistemas híbridos de propulsão e utilização de materiais mais leves na construção dos veículos.

O documento ressalva que o desempenho de 33 km/l não será alcançado na prática, em ruas e estradas, mas nos testes de desempenho energético realizados em laboratório, que servem como referência para a indústria e consumidores. A expectativa de desempenho real deverá ficar em torno de 25,4 quilômetros por litro.

O preço das novas tecnologias, porém, deverá aumentar o custo médio dos carros em cerca de US$ 4.200, o que representa aproximadamente 25% do valor de aquisição de um carro de entrada no mercado americano de hoje. Mas o estudo afirma que o acréscimo será coberto pela economia que o motorista fará.

JM

Fonte: Auto Estrada