Cegonheiros autônomos mantêm greve em todo o País

Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC

Os caminhões cegonha que levam a produção automobilística do Grande ABC para outros locais do País não saíram da região sexta-feira, segundo o Simoc (Sindicato dos Cegonheiros Autônomos de São Bernardo). Desde às 0h de sexta-feira a categoria entrou em greve por falta de cumprimento da convenção coletiva e reivindicação de melhores condições de trabalho.

Nos pólos industriais automotivos de Camaçari (BA), Cutitiba (PR) e Catalão (GO) também há paralisação. Em Gravataí (RS), os carros que saíram devem chegar a região e parar. “A adesão é grande ao movimento. Existe pressão dos patrões para que os motoristas voltem ao trabalho, mas não podemos ceder”, afirma Adalberto de Souza Pinto, presidente do sindicato.

A entidade passou de empresa em empresa de transporte de veículos de São Bernardo na manhã de sexta-feira informando sobre a greve da categoria, que tem cerca de 5.000 profissionais.

A única operação que está sendo realizada é a retirada de veículos das fábricas até o pátios das transportadoras. “Mas estão ficando lá. Até os caminhões estão sendo carregados para liberar espaço nos pátios, que devem lotar nos próximos dias”, comenta o dirigente.

O sindicato patronal procurou os representantes dos motoristas sexta-feira mesmo para tentar uma negociação, mas a reunião será marcada na segunda-feira, de acordo com presidente do sindicato.

O Diário procurou o Sindican (Sindicato Nacional dos Cegonheiros), mas até o fechamento não houve resposta.

Fonte: Diário do Grande ABC