China avalia mudanças no setor automotivo

Notícias da Bloomberg, reproduzidas pelo Valor, indicam que a China poderá incentivar a Shanghai Automotive Industry e a China FAW, suas duas maiores montadoras, a comprarem as concorrentes, em uma tentativa de revitalizar a indústria automobilística. A Dongfeng Motor e a Changan Automobile também terão permissão para comprar empresas em todo o país, disseram fontes que viram a minuta de um documento sobre política do governo.

As montadoras Guangzhou Automobile Group, Beijing Automobile Industry Holding, Chery Automobile e China National Heavy Duty Truck poderão fazer aquisições dentro de áreas definidas.

O governo pretende combinar as 14 maiores montadoras do país em 10, numa tentativa de transformar as estatais em empresas de participação global. As montadoras chinesas também enfrentam a queda na demanda e a concorrência interna entre 52 marcas de carro.

As vendas de carros na China caíram em cinco dos últimos seis meses. Mesmo assim, a eliminação de alguns impostos ligados a estradas e outras medidas ajudaram a reduzir a queda na demanda, o que fez com que a China ultrapassasse os EUA como o maior mercado de carros do mundo no mês passado.

Fonte: Automotive Business