China lança máquinas de aluguel de carros elétricos

 O futuro da mobilidade já chegou. Pelo menos no que diz respeito ao conceito de ´car-charing`, ou seja, compartilhamento de carros. Para muitos, o sistema é a única ou melhor saída para melhorar a mobilidade nos grandes centros urbanos.

Enquanto a tecnologia dos carros que trafegam sem interferência do motorista, que venham buscar os usuários na porta de suas casas, os chineses, mais uma vez, estão na frente na busca por alternativas. Na China está sendo montada uma impressionante infraestrutura para pequenos veículos elétricos, similares ao Smart, que podem ser alugadas por curtos períodos –apenas algumas horas—através de titânicas máquinas de vending.

Por apenas 2,50 euros é possível usar um desses carros, cuja autonomia máxima é de 120 quilômetros, com a carga incluída no preço do aluguel. A ideia dos chineses é utilizar o sistema nas maiores cidades do país.

De fato, apenas na zona de Hangzhou, que tem cerca de 8,7 milhões de habitantes, a Geely, que também é proprietária da Volvo, e a Kandi, operadora do serviço, pretendem montar até 750 máquinas de vending desse tipo, com mais de 100 mil carros elétricos disponíveis para aluguel.

Fonte: Auto Estrada