Chrysler estuda fusão com a GM ou com a Renault-Nissan

Segundo fonte sindical, negociações começaram há uma semana.
Montadoras têm sofrido com brusca queda nas vendas nos EUA.

Da France Presse
Tamanho da letra

Utilitários esportivos da Chrysler parados em pátio do Colorado, nos Estados Unidos (Foto: AP)A norte-americana Chrysler estuda várias possibilidades de associação que podem chegar, inclusive, a uma possível fusão com a General Motors ou com a franco-japonesa Renault-Nissan, informou uma fonte da própria empresa.

A Chrysler estuda “certo número de alianças mundiais com outras montadoras, em busca de oportunidades de crescimento no mundo”, informou seu porta-voz Lori McTavish.

A GM é a maior montadora dos Estados Unidos e a Chrysler a terceira, ficando atrás da Ford. Todas têm sofrido com a brusca queda nas vendas, que já são consideradas as mais baixas dos útimos 15 anos.

Segundo duas fontes, uma sindical e outra de um concorrente, a Chrysler, que desde 2007 está em mãos do fundo de investimentos Cerberus Capital Management, que detém 80,1% da empresa, iniciou conversações há uma semana com a Renault-Nissan.

“Acho que isso teria sentido, pois permitiria reunir Ásia, Europa e Estados Unidos no seio de uma só empresa”, indicou um dirigente do sindicato de operários da indústria automobilística (UAW).

Fonte: G1 Globo online