Chrysler produzirá câmbio de 8 marchas


Empresa negocia licença para fabricar nos Estados Unidos a transmissão desenvolvida da alemã ZF

Márcio Murta

Para ajudar a diminuir o consumo de combustível de seus veículos, o Grupo Chrysler está negociando a aquisição de licença para produzir em Kokomo, EUA, a nova transmissão de 8 marchas projetada pela alemã ZF. A norte-americana espera a produção da caixa em 2013. Para tanto, serão criados cerca de 1.200 empregos na região e o investimento necessário gira em torno de US$ 300 milhões (R$ 554,4 milhões), que serão utilizados para preparar instalações e comprar novo maquinário de fabricação.

“A transmissão de oito marchas que produziremos em Kokomo transformará nossa futura linha de produtos”, informou Scott Garberding, vice-presidente sênior e diretor de produção da Chrysler. Já Paolo Ferrero, vice-presidente de sistema motriz da empresa, afirmou que o novo componente é crucial na contribuição para reduzir o consumo dos produtos da marca em 25%, meta estabelecida pela marca para 2014.

A unidade de Kokomo atualmente produz as caixas de marchas responsáveis por confeccionar os câmbios presentes nos Jeep Grand Cherokee e Liberty, Dodge Dakota e as picapes Ram. De acordo com a Chrysler, o câmbio ZF será importado da Alemanha até começar a ser produzido localmente, mas não comentou sobre quais veículos serão equipados com a novidade. O componente é tão compacto e leve quanto a um câmbio de 6 marchas e foi projetado para ser adaptado facilmente tanto em propulsores híbridos como veículos com tração integral. A novidade estreou com os BMW Série 5 GT e a nova geração do Série 7. Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o mundo automotivo e seus lançamentos, comparativos e segredos? Clique

Fonte: Terra Carro Online