Cientistas conseguem tranformar CO2 em combustível

O gás carbônico, ou CO2, principal vilão do aquecimento global, poderá ser transformado no futuro em combustível limpo. Cientistas do Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Singapura desenvolveram um sistema que permite transformar o CO2 em metanol, uma variedade de álcool que tanto pode ser usado diretamente como combustível para motores como utilizado em aplicações industriais.
O método recém-descoberto envolve a utilização de catalisadores orgânicos que permitem transformar o gás potencialmente nocivo num produto com alto potencial de utilização. Os pesquisadores utilizam uma substância orgânica chamada N-heterocíclico carbeno (NHC), para ativar o CO2 que, posteriormente, recebe uma combinação de sílica e hidrogênio. A partir daí, o metanol pode ser obtido através de hidrólise, um processo bastante simples.

Os resultados da pesquisa são considerados extremamente importantes, já que as emissões de CO2, na maioria provenientes da queima de combustíveis fósseis, são apontadas como responsáveis pelo efeito-estufa e pelo processo de aquecimento da atmosfera.

Durante várias décadas, o metanol foi bastante usado como combustível no automobilismo norte-americano, inclusive pelos carros da Fórmula Indy que, a partir deste ano, passaram a utilizar etanol, o mesmo tipo de álcool adotado no Brasil.

JM

Fonte: Auto Estrada