CNI: uso da capacidade instalada fecha janeiro em 81,9%


Governo aposta em medidas para estimular produção industrial

Redação AB

A utilização da capacidade instalada (UCI) na indústria brasileira subiu para 81,9% em janeiro contra 81,3% em dezembro, informou nesta quinta-feira, 8, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), considerando dados dessazonalizados. Em janeiro do ano passado, a UCI estava em 82,9%.

Na mesma base de comparação, o faturamento das empresas cresceu 3,4%, as horas trabalhadas subiram 0,3%, enquanto que o emprego cresceu 0,5%.

A indústria nacional tem apresentado dificuldade de retomada. Em janeiro, a produção industrial caiu 2,1% com relação a dezembro, conforme dados divulgados pelo IBGE, cuja queda foi puxada pelo setor de veículos (leia aqui). Diante do fraco desempenho registrado no início do ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse esta semana que o governo adotará medidas para estimular a produção industrial.

Durante sua avaliação do resultado do crescimento do PIB do ano passado, de 2,7%, o ministro reforçou a meta de crescimento entre 4% e 4,5% para este ano.

“Há uma série de estímulos que já estão sendo implantados. Começa a ter o barateamento do crédito, a partir da redução da taxa de juros, e incentivo ao investimento. Portanto, as condições para um crescimento maior estão dadas”, disse o ministro, que citou o programa Brasil Maior, as reduções tributárias e o aumento do capital de giro como medidas lançadas no ano passado e que terão “pleno impacto em 2012”.

Fonte: Automotive Business