Com 14 marcas ausentes, Salão do Automóvel de 2020 perde atratividade

Com 14 marcas ausentes, Salão do Automóvel de 2020 perde atratividade

Fonte Notícias Automotivas Com informações do jornal Estadão

Não perca a conta! Desde que o ano de 2020 começou, a frequência com que marcas de carros anunciam sua desistência do Salão do Automóvel de 2020 é grande. Somente nesta terça (4), três bandeiras importantes confirmaram que não estarão na mostra paulistana, que agora perde atratividade para o grande público.

Hyundai (HMB), Mitsubishi e Suzuki (ambas do grupo HPE) engrossaram a lista de marcas que não estarão no pavilhão da São Paulo Expo, que fica no bairro da Água Funda, junto ao Jabaquara, no início da rodovia dos Imigrantes. Até agora, a lista já tem 14 marcas e pode aumentar mais nos próximos dias ou semanas.

Além de Hyundai, Mitsubishi e Suzuki, a relação de desistentes inclui ainda BMW, MINI, Chevrolet, Toyota e Lexus confirmaram que não irão na edição deste ano. Então, temos oito marcas que anunciaram a saída em 2020. No entanto, existem outras que também não devem participar por já não estarem no anterior.

Com 14 marcas ausentes, Salão do Automóvel de 2020 perde atratividade

A PSA (Peugeot e Citroën) não anunciou ainda, mas o mercado já diz que não estará. Volvo e JAC Motors não participam também. A Jaguar Land Rover são outras duas marcas que estarão fora do evento. Com estas, 14 marcas estarão ausentes, fora a Kia Motors estudando se vai ou não.

A CAOA, que reúne Chery, Subaru e Hyundai, havia confirmado. Contudo, já teria voltado atrás na decisão e analisa como cancela-lo sem multas. Se isso acontecer, o número subirá para 17 marcas. Pelo que se sabe até agora, apenas Volkswagen, Fiat, Chrysler, Dodge, RAM, Jeep, Renault, Ford, Troller e Nissan estariam confirmadas no evento.

Falta ainda a posição de Honda, Lifan, Audi, Mercedes-Benz e Porsche, além da Via Itália com as marcas de alto luxo e esportivas, como Ferrari, Lamborghini, Rolls-Royce e Maserati.

Com 14 marcas ausentes, Salão do Automóvel de 2020 perde atratividade

Destas, a Lifan é a que está em situação mais favorável para sair, visto que as operações da marca chinesa estão bem reduzidas no país. A SsangYong é outra carta fora do baralho. Ou seja, temos ainda algumas marcas importantes que ainda podem cancelar a presença no evento deste ano.

Com altos custos, especialmente desta edição que comemora os 60 anos do evento, bem como a baixíssima resposta em vendas no evento, as marcas estão desistindo para atuarem em outras formas de marketing, buscando as vendas.

No caso da Hyundai (HMB), esta anunciou: “A estratégia global da Hyundai vem valorizando, desde o ano passado, eventos com formatos diferenciados e foco maior no ser humano, proporcionando um engajamento mais exclusivo com seus clientes e públicos interessados. Avaliamos bastante a situação aqui no Brasil e decidimos substituir a participação no Salão do Automóvel por outras atividades mais exclusivas ao longo do ano”.