Com fracasso de Doha Brasil retoma acordos bilaterais

Após anúncio oficial feito nesta terça-feira, 29, pelo diretor-geral da Organização Mundial de Comércio, OMC, Pascal Lamy, de que as negociações a respeito da Rodada de Doha fracassaram, o setor automotivo brasileiro recomeça a se movimentar para fechar novos acordos bilaterais com outros países.

As conversas com outros mercados, como Nigéria, África do Sul e Egito, assim como os da América Latina e a própria União Européia, serão retomadas, segundo o presidente da Anfavea, Jackson Schneider: “As discussões estavam paralisadas por conta de Doha. Agora é a hora de resgatá-las o mais rápido possível”.

Atualmente o Brasil possui acordos bilaterais com México, Argentina e Uruguai. Os dois vizinhos sul-americanos renovaram os contratos neste ano, o primeiro até 2013 e o segundo por mais seis anos. A próxima etapa é fechar um regime integrado com todo o Mercosul.

A Anfavea já sinalizou interesse também em fazer novos acordos com outros países, principalmente os africanos. Mas as negociações não andavam para frente por conta da expectativa gerada pelas reuniões da OMC.
(André Barros)

Fonte: Boletim Autodata