Com motor de 231 cavalos, Audi Q3 se torna o mais rápido do segmento Premium

Fonte / CarNews

Um dos carros-chefes da Audi no Brasil, o Q3 chega à Audi Center Teresina com conjunto mecânico totalmente renovado, pensado para quem ama dirigir. Lançado com motor 1.4 de 150 cavalos, o Q3 passa a contar com o 2.0 TFSI de 231 cavalos, que lhe proporciona os melhores números de desempenho do segmento. Também há upgrades de câmbio e distribuição da tração. A transmissão de 6 marchas dá lugar ao câmbio automático Tiptronic com 8 velocidades nesta versão. E a tração nas quatro rodas (quattro), tradição da Audi há quatro décadas, agora vem de série em todas as versões do Q3. São três opções disponíveis: Prestige, Performance e Performance Black (o modelo desta reportagem).

O visual do Q3 está ainda mais agressivo com a incorporação do pacote S line, com difusores de ar e novas aberturas nos para-choques. A versão Performance Black também se destaca pelas rodas de 19 polegadas e pelos frisos, capas dos retrovisores e racks de teto em black piano. A partir de agora, o Q3 Sportback também passa a estar disponível no Brasil. Sua carroceria ao estilo SUV-Coupé se destaca pela traseira mais arrojada, inspirada no refinado Q5 Sportback, e pela grade frontal exclusiva, com aberturas em formato de colmeia.

Todas as versões do Q3 2.0 ganharam novidades também no interior, a começar pelos novos detalhes de acabamento, que se somam aos seus equipamentos tecnológicos. Na versão Performance Black, o exclusivo volante S line de base aplanada passa a ter perfurações no couro, as pedaleiras de alumínio passam a estar disponíveis e os novos revestimentos internos mesclam couro e microfibra. O mecanismo Start-Stop, que permite uma economia maior de combustível, também passa a estar presente.

A lista de equipamentos do Q3 Performance Black inclui múltiplos itens de tecnologia e conforto, como bancos dianteiros com ajustes elétricos (inclusive lombares), teto solar elétrico panorâmico, quadro de instrumentos Virtual Cockpit, sistema multimídia MMI com tela touchscreen, seletor de modos de condução (drive select), quatro entradas USB-C, banco traseiro corrediço com apoio de braço, ar digital de 2 zonas com saídas traseiras e muito mais!

Vale destacar também o amplo espaço interno para os passageiros e as bagagens: o porta-malas é o maior do segmento e comporta 530 litros, além de dispor de tampa com abertura e fechamento elétricos que pode ser operada de maneira hands-free, através do movimento do pé sobre o para-choque traseiro.

O avançado e premiado motor 2.0 TFSI tem rendimento de 231 cavalos e 34,7 kgfm de torque faz o Audi Q3 literalmente disparar na frente de seus rivais quando o assunto é desempenho. Com tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de 7,0 segundos e velocidade máxima de 240 km/h, o Q3 acelera 9,1% mais rápido e atinge máxima 15 km/h maior do que o BMW X1. O Q3 também supera o Jaguar E-Pace em termos não apenas de desempenho, como também de consumo de combustível!