Com recordes, GM faz 86 anos de Brasil

Primeira sede da GM, no Ipiranga             Portão 1 da GM em São Caetano

da Redação

A General Motors do Brasil completa, nesta quarta (26), 86 anos de atividades. Nesse mesmo dia, em 1025, era registrada, no 2º Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A.

Um mês depois era instalada a linha de montagem e, em setembro, foi lançado o primeiro Chevrolet montado no país, um furgão de entregas urbanas.

No último ano, a empresa registrou seu melhor resultado de vendas no mercado brasileiro, com 657.724 veículos comercializados (1.801 unidades por dia). Em relação a 2009, quando foram vendidas 595.525, o crescimento foi de 10,4%. “Nosso plano de expansão no Brasil prevê investimentos de mais de R$ 5 bilhões, no período de 2008 a 2012, incluindo a renovação de toda a linha de veículos Chevrolet, expansão e modernização das atuais fábricas e a construção de uma nova fábrica de motores em Joinville (SC)”, afirma Denise Johnson, presidente da GM do Brasil.

“Hoje a Chevrolet tem quase 600 pontos de venda e de assistência técnica em todo o país, além de oferecer a maior linha de veículos 100% flex”, diz Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil. A Chevrolet também registrou, em dezembro último, seu recorde histórico mensal, com 71.070 unidades, superando a marca anterior, de março de 2010 (70.040 unidades). O Brasil é o segundo maior mercado da Chevrolet no mundo. A marca se manteve como a terceira maior operação da GM no mundo depois de China e EUA.

Nos últimos seis anos, a partir de 2005, a Chevrolet registrou crescimentos e recordes sucessivos de vendas, com uma evolução média de 58.493 unidades por ano. O crescimento no volume de vendas foi de 80% no período entre 2005 e 2010. Enquanto em 2005 oram vendidas 365.259 unidades, em 2010 o número saltou para 657.724.

A marca Chevrolet no Brasil é constituída de 20 modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa Sedan, Agile, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatch), Omega, Malibu, o superesportivo Camaro, os monovolumes Meriva e Zafira, os utilitários esportivos Blazer e Captiva e picapes Montana e S10 cabine simples e S10 cabine dupla.

Trabalham na empresa 22.894 empregados diretos em todo o país, distribuídos nos três complexos industriais que produzem veículos – São Caetano do Sul e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e Gravataí, no Rio Grande do Sul – e unidades em Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados), Sorocaba (centro distribuidor de peças) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta).

Fonte: Interpress Motor