Comboios de carros vão dar folga aos motoristas


O que hoje parece ficção poderá se tornar realidade na Europa dentro de poucos anos. Num futuro não muito distante, os motoristas que circularem nas estradas da Comunidade Européia poderão se dedicar a ler jornais, assistir televisão ou consultar a Internet, enquanto seus carros andarão em comboios monitorados por atentos computadores.
A idéia de fazer os automóveis andarem em pequenos “trens” é o objetivo de um projeto chamado SARTRE, iniciais de Safe Road Trains for the Environment. O objetivo é fazer os carros andarem mais depressa, evitar congestionamentos e economizar até 20% de combustível ao longo do percurso. Além, disso, o número de acidentes deverá ser reduzido, deixando de lado fatores como o cansaço e a distração dos condutores.

Equipamento – Para andar em fila conforme o projeto, os carros deverão ser equipados com um sistema de navegação e um transmissor-receptor que se comunicará com o veículo da frente, que será guiado de forma tradicional por um motorista que conhece o caminho. Os participantes poderão se juntar ao comboio ao longo da estrada, depois de receberem informações sobre qual o destino de cada grupo que passar próximo a eles.

Os interessados deverão transmitir um sinal para o carro líder e, após receberem permissão – tudo isso por um sistema sem fio -, poderão entrar no final da fila e relaxar. Todos os participantes irão manter a velocidade estabelecida pelo primeiro carro, acelerando e freando conforme seu andamento.

Para sair do comboio, bastará o motorista avisar ao carro líder, reassumir o controle e sair da fila. Automaticamente, os outros carros vão ocupar seu espaço e continuar a viagem normalmente.

Segundo os técnicos envolvidos no projeto SARTRE, a tecnologia necessária para sua implementação já existe e, na forma como o sistema está sendo pensado, não será necessário implantar nenhuma infraestrutura adicional nas rodovias. Eles esperam iniciar os primeiros testes práticos, em pistas fechadas, dentro de dois anos

JM

Fonte: Auto Estrada