Como anda o Cerato cupê

Kia Cerato Coupé
Versão esportiva, chega ao Brasil em maio. Confira a avaliação.

Todd Lassa/New York Times Syndicate

A Kia quer apagar a imagem do estranho Spectra com a versão cupê do Cerato, modelo que chega às lojas no Brasil em maio, por preços que deverão partir de algo em torno de R$ 65 mil. O carro transmite mais esportividade que o sedã, com seus 5 centímetros a menos de comprimento,além de ser 20 kg mais leve e 1,2 cm mais próximo do solo. Por fora, exceto o capô, as outras partes da carroceria também são diferentes nesse cupê sul-coreano.

Com direção mais rápida e pesada e uma barra de torção mais espessa, o carro mostra que recebeu,de fato, um tempero mais apimentado. Nas manobras, o carro se mostra preciso, sem hesitar nas respostas aos comandos do volante. Durante nosso primeiro contato com o carro, o Cerato cupê se mostrou mais silencioso e refinado que o sedã. Assim como acontece com o Hyundai Gênesis Coupé, esse Kia prova que a fama que os carros da marca tinham de balançar nas curvas agora é algo que ficou para trás.

Visto de traseira, não existe nenhuma parte da carroceria que seja igual ao da versão sedan
A versão 2.4 que avaliamos (a que será vendida no Brasil será a 2.0, de 165 cavalos) tem 24 cv a menos que o Honda Civic Si, mas com consumo mais comedido. E a curva de torque foi ajustada para arrancadas mais rápidas do que você conseguiria a bordo do sedã equipado com o mesmo conjunto mecânico. Segundo a fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7 segundos.

Interior bem equipado com com bom acabamento Mas o câmbio automático tem relações longas, que procuram manter o motor sempre em rotações mais baixas. A 112 km/h, em quinta, o contagiros marca apenas 2.100 rpm. Portanto, se procura por mais agilidade é melhor optar pela versão manual, com relações um pouco mais curtas.

Na versão topo de linha avaliada o acabamento é de boa qualidade, com bancos confortáveis e largos apoios laterais. E como em todo o cupê, o espaço nos assentos traseiros é suficiente apenas para levar crianças ou dar carona em trechos curtos. Apesar disso, os encostos são bipartidos.

O Kia Cerato Coupé é uma boa escolha para quem procura por esportividade aliada ao conforto. O carro é capaz de não fazer feio em estradas sinuosas e não decepcionar os que gostam de dirigir com mais ânimo. Mais do que isso: inaugura o segmento dos esportivos com preço atraente.

Fonte: Auto Esporte