Comparativo: sem rivais, VW Nivus encara os líderes Renegade e Onix Plus

Sem segmento bem definido, Volkswagen Nivus tenta, do seu jeito, encontrar espaço entre os SUVs e sedãs compactos

Por Henrique Rodriguez -10/8/2020

Nota do Dept. Comunicação/Assobrav: Destacamos aqui alguns trechos do comparativo. Para ler a matéria completa, acesse

https://quatrorodas.abril.com.br/testes/comparativo-sem-rivais-vw-nivus-encara-os-lideres-renegade-e-onix-plus/

A Volkswagen não é de falar sobre a expectativa de vendas de seus lançamentos. Mas o Nivus é um carro tão diferente e esperado que a fabricante confidenciou que espera que ele se torne “protagonista entre os mais vendidos”. Isso no ranking geral, pois é difícil encaixá-lo em algum segmento já existente.

Sua base é do hatch Polo, tem a altura da suspensão e as molduras nas caixas de roda em comum com os SUVs compactos, e o teto com caimento suavizado, como nos cupês, não permite que o Nivus seja classificado como mero aventureiro.

Na falta de uma concorrência clara, convocamos os líderes dos segmentos adjacentes em preços, porte e predicados.

O Jeep Renegade é o SUV compacto mais vendido do Brasil e está onde está muito em virtude do seu design. Apela para linhas mais brutas e retas e a características clássicas dos Jeep do passado, como os faróis redondos e a grade vertical marcante.

O Nivus também tem forte apelo no design, mas de um jeito particular. Em vez de tentar se assemelhar a outro carro, fez o possível para se distanciar de qualquer modelo conhecido, inclusive dos outros Volkswagen.

Ao transformar o Polo em Nivus, a Volks também elevou a suspensão em 2,7 cm: molas e amortecedores garantem 1 cm e os pneus mais 1,7 cm. Mas tratou de deixar o eixo de torção traseiro mais rígido. A carroceria inclina um pouco mais, é verdade, mas o rodar é mais confortável que o de Polo, Virtus e T-Cross. E aí vem a opinião do motorista: em meio a Onix e Renegade, o Nivus é o mais agradável.

Com tela de 10 polegadas e desenvolvida no Brasil, é chamada VW Play e parece ter sido pensada para uma geração que não perceberá a falta do leitor de CD escondido no porta-luvas (pois suas músicas estão na nuvem) e que não há navegador GPS nativo (porque usa Waze ou Google Maps para evitar trânsito).”