Indústria teme a retomada da restrição de crédito ao consumidor.
Priscila Dal Poggetto
Do G1, em São Paulo
As compras à vista de veículos voltaram a subir em fevereiro. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a participação dos negócios à vista no mercado de veículos subiu de 40% em janeiro para 43% em fevereiro. Tal comportamento do consumidor coloca em alerta a indústria em relação à disponibilidade de crédito no mercado para o consumo de veículos.
“Precisamos observar no próximo mês se esta retomada das compras à vista representam a volta da dificuldade do consumidor em obter crédito”, afirma o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, que apresentou o balanço do setor nesta segunda-feira (9). Segundo a entidade, o volume de crédito disponível em janeiro ficou em R$ 137,3 bilhões, praticamente o mesmo patamar dos R$ 136,6 bilhões ofertados em dezembro do ano passado.
O que deixa a indústria em dúvida sobre a real tendência do mercado é o fato de as vendas de carros de entrada (com motorização 1.0) terem subido 4,2% em fevereiro. Devido ao prefil do público que atinge, a maior parte dos negócios que envolvem carros 1.0 é fechada por meio de financiamentos.
“Esta é a contradição do mercado, por isso precisamos esperar o próximo mês para verificar se as vendas à vista continuarão a subir”, explica Schneider.
Com o crescimento, a participação no mercado dos veículos de até 1 mil cilindradas subiu de 49,1% em janeiro, para 52,1% em fevereiro.
Inadimplência
Segundo levantamento da entidade, com base nos dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), a inadimplência acima de 90 dias no setor automotivo é de 4,7%, abaixo da média de todos os bens, de 8,3%. Ao incluir as vendas por meio de lesing, o nível cai para 2,75%.
Fonte: G1 Globo Online