Conar suspende mais anúncios da Hyundai Caoa


O Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária acolheu na sexta-feira medida liminar de sustação de anúncio, impetrada pela Brazil Trading Ltda., empresa da Kia Motors do Brasil, contra a Hyundai Caoa do Brasil. E notifica, por extensão, a agência Z+, responsável por publicidade enganosa.

A refere-se aos anúncios intitulados “A notícia que abalou o mercado automobilístico mundial” e “Hyundai. Eleita a melhor do mundo em qualidade entre as marcas de grande volume de vendas”, veiculados na segunda quinzena de agosto último.

Em ambos os casos o Conar sentencia que “seu conteúdo não é verdadeiro, distorce as pesquisas nas quais está baseado, traduz do inglês expressões manipulando-se de forma a denegrir a imagem de concorrente, omite fatos e trechos fundamentais nas traduções, tudo isto colaborando para que o consumidor seja enganado, além da ostensiva prática de concorrência desleal”.

A visão da Kia

Segundo a Kia, a primeira peça publicitária leva os leitores dos jornais ao erro na medida em que menciona como argumento o fato de a Hyundai Motor Company, nas vendas mundiais no primeiro semestre de 2009, ter ultrapassado a Ford (2.153.000 unidades contra as 2.145.000 de veículos da montadora norte-americana), quando na totalização sul-coreana foi simplesmente excluída a participação da Kia Motors Corporation.

O correto, segundo a Kia, teria sido a menção de Hyundai-Kia Motors Automotive Group. Das 2.153.000 unidades vendidas, a Kia Motors Corporation foi responsável pela comercialização de 754.000 unidades, ou seja, cerca de 36% do total do grupo sul-coreano.

Ainda segundo a Kia, a decisão sobre o processo 227/09 do Conar também acolhe decisão favorável à Medida Liminar de Sustação de Anúncio ao fato de a Hyundai Caoa do Brasil de ter se utilizado de comentários da publicação U.S. News – Rankings & Reviews para, com tradução propositadamente equivocada, prejudicar a denunciante, com frases de efeito como “Até a Kia, sua divisão barata, ganhou notícia”, quando o comentário na íntegra é “Even its inexpensive Kia division won good press, with its news Soul wagon and Forte smal car impressing most reviewers”, ou seja “Até sua econômica divisão Kia ganhou publicidade com sua nova van Soul e o pequeno carro Forte, impressionando muitos críticos”.

A Kia relata também que na mesma peça publicitária a Hyundai Caoa do Brasil ilude o consumidor brasileiro ao afirmar que foi “eleita a melhor do mundo em qualidade entre as marcas em grande volume de vendas”, baseando-se no J.D.Power 2009 Initial Quality Study. Além de a consultoria automotiva realizar pesquisas somente no mercado norte-americano – e portanto, não teria sido possível afirmar que foi “eleita a melhor do mundo…”, a Hyundai Motor Company foi eleita a 4ª montadora em qualidade inicial, nos Estados Unidos.

Fonte: Kia Motors do Brasil

Fonte: Automotive Business