Concessionárias não oferecem ABS ao cliente

Agência AutoInforme – O Cesvi – Centro de Experimentação e Segurança Viária constatou que os vendedores das concessionárias não oferecem freios ABS aos compradores, mesmo sendo um item opcional e divulgado pelas fábricas.

Uma pesquisa encomendada pelo Cesvi à Pemep – Pesquisa, Estratégia e Marketing Consultoria, detectou dados preocupantes, como a falta de informação sobre o equipamento.

O ABS é considerado de grande importância para a segurança dos ocupantes do carro, já que evita muitos acidentes quando o motorista precisa frear bruscamente. Mesmo assim os vendedores das concessionárias raramente citam que é possível adquirir um carro com ABS.

Um comprador oculto entrava em contato com as concessionárias para comprar um determinado carro, que, segundo informação da fábrica, o ABS estava disponível para compra como opcional. A intenção era saber se o vendedor oferecia o sistema.

Depois de pesquisar 149 concessionárias na cidade de São Paulo, a conclusão foi que apenas 7% delas citaram espontaneamente o ABS como opcional. 62% lembravam do ABS quando este era citado pelo comprador e perguntado se havia o sistema como opcional.

O que mais chamou a atenção foi que 19% dos vendedores diziam que o carro citado não tinha ABS como opcional, mostrando desconhecimento do produto.

A situação é mais preocupante quando se quer comprar um carro hatch. Neste caso, a oferta de ABS espontaneamente cai para 2%. O pior é que 44% dos vendedores, quando questionados se o ABS valeria a pena, disseram que não ou que não sabiam.

Fonte: Auto Informe