Confira as atrações que estarão em Genebra

                                             Motorshow suíço terá diversos modelos que representam bem o gosto europeu

por Rodrigo Machado
Auto Press

O Salão de Genebra 2011 chega entre os dias 3 e 13 de março para ir direto ao ponto. O motorshow suíço vai mostrar ao público europeu o que ele gosta de ver. Isso porque uma das principais características do evento é abrir espaço para conceitos, fabricantes e modelos em que o público do continente mais se identifica. Por isso, o visitante que for ao Palexpo Genebra vai poder conferir máquinas inéditas de fabricantes como Ferrari e Lamborghini, além de conceitos ecológicos e carros de rua “apimentados”. O público brasileiro também tem motivos para ficar ligado, já que algumas estreias vão chegar ao Brasil a curto prazo.

É o caso do Peugeot 308, que recebeu uma pequena reestilização e ganhou novas luzes diurnas em led – a partir de agora, obrigatórias nos lançamentos europeus – e linhas mais suaves na carroceria. As variantes conversível e station wagon também adotaram o face-lift. Na Europa, o 308 pode ser comprado com oito opções de motores, sendo quatro a diesel e quatro a gasolina. O hatch médio vai ser feito na planta da PSA Peugeot Citroën em El Palomar, Argentina, até o fim de 2011, para logo após ser comercializado no Brasil, enquanto a variante sedã 408 já dá as caras por aqui na segunda quinzena de fevereiro.

Com a marca Chevrolet, a General Motors vai apresentar em Genebra a versão definitiva do Cruze hatch – foto de abertura -, que será mostrado pela primeira vez como modelo de produção e com uma gama variada de motores. A produção do modelo no Brasil também está prevista para acontecer este ano ainda nas versões hatch e sedã. Já com a bandeira da Opel, a GM mostra a terceira geração da Zafira – essa sem chances de virar nacional. A minivan cresceu em tamanho para encarar Chrysler Town&Country e Mazda8. A Cadillac marcará presença com o CTS-V Wagon, variante “preparada” da station, e com o XTS Platinum Concept, uma espécie de prévia de como serão os sedãs da marca.

Entre as fabricantes de superesportivos, destaque para as italianas. A Ferrari chega com a FF – foto acima -, primeiro modelo com tração integral da história da marca. Isso tudo sem esquecer da esportividade. São 650 cv de potência e 69,6 kgfm de torque produzidos pelo V12 de 6.5 litros. A FF será o carro topo de linha dentro da gama da Ferrari e irá substituir a 612 Scaglietti. A Lamborghini chega também com um superesportivo “top”. É o Aventador, substituto do bem sucedido Murcielago. O novo touro também é equipado com um propulsor de 12 cilindros em “V” de 6.5 litros, mas a Lamborgini já anunciou que ele é capaz de gerar 700 cv.

As alemãs também já confirmaram presença no evento. E com boas novidades. A BMW vai mostrar a nova geração da M5, feita sobre a plataforma da nova geração da Série 5, lançada em 2010. O sedã preparado de fábrica deve aposentar o antigo V10 5.0 litros pelo mais eficiente V8 biturbo. Mesmo com dois cilindros a menos, a potência irá subir e deve alcançar os 580 cv. A marca bávara ainda deve mostrar a X1 xDrive28i, equipado com um novo motor 2.0 biturbo. O motor é considerado uma joia dentro da BMW e pode vir a ser instalado em grande parte da gama da fabricante. A rival Mercedes-Benz apresenta a nova geração do SLK, pioneiro do conceito de cupê-cabriolet. O novo roadster chega com visual renovado e uma clara inspiração no SLS AMG, o “asa de gaivota”. A marca da estrela de três pontas também deve mostrar a C63 AMG 2012 seguindo a pequena reestilização que chegou no restante da Classe C.

O Grupo Volkswagen prometeu força para Genebra, afim de mostrar ao mundo que tem capacidade de realizar o sonho de alcançar o primeiro lugar em vendas mundiais em 2018. Serão sete novos protótipos destinados ao motorshow helvético, que devem ser apresentados sob as marcas Seat, Skoda, Audi e Volkswagen. Também é esperado um conceito com o nome Italdesign Giurgiaro, o estúdio de design integrado ao grupo no ano passado. Entre os modelos de produção, a Volks vai apresentar o Tiguan ree
Fonte: UOL Carros