Confirmado: Brasil é o sexto maior produtor mundial.

                                             A demora da França em divulgar seus números finais de produção em 2007 parecia sinal de que algo não saíra conforme o programado, ao menos para os franceses. Pois na quarta-feira, 27, a CCFA, a Anfavea francesa, divulgou finalmente seu balanço. E a notícia não poderia ser melhor para o Brasil: os franceses fecharam atrás de nós, o que qualificou o País automaticamente como o sexto maior produtor de veículos do mundo no ano passado.

Pouco antes a Espanha, que também atrasara em muito a publicação de seu balanço por meio da Anfac, divulgara seus dados, que a exemplo da França foram inferiores aos números alcançados pelo Brasil.

Segundo os dados divulgados a França fechou 2007 com a produção de 2 milhões 573 mil 22 unidades e a Espanha com 2 milhões 889 mil 703. O Brasil, com suas 2 milhões 970 mil 818, ultrapassou a ambos.

Isso significa que o Brasil galgou dois degraus em apenas um ano, pois em 2006 foi o oitavo colocado no ranking global de produção, atrás justamente de França e Espanha. Isso foi possível graças à combinação de forte expansão no Brasil, de 13,8%, com crescimento tímido na Espanha, 4%, e queda representativa na França, de 7,8%.

Estão à frente do Brasil Japão, Estados Unidos, China, Alemanha e Coréia do Sul, pela ordem. Para a França o resultado foi muito ruim: caiu da sexta para a nona posição, pois foi ultrapassada por Brasil, Espanha e também Canadá, que fez 182 unidades a mais.

No ranking global de vendas ao mercado interno o Brasil também foi o sexto colocado em 2007 – em 2006 fora o nono. Perde para Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Itália, na ordem.

Fonte: Boletim Autodata